Gravidez

Gravidez: como evitar desconfortos durante a viagem de carro

Pé na estrada!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Na nossa edição de janeiro da Pais&Filhos, nós falamos sobre viajar grávida. Abaixo você vai saber alguns dos cuidados que deve ter ao viajar de carro. Cuidado nunca é demais, principalmente na gravidez!

Pé na estrada

Viagens de carro podem parecer mais tranquilas, mas também exigem um certo preparo. Primeira coisa que você deve saber e praticar: beber água. MUITA água! Hidratação é superimportante sempre.

A grávida tem preferência, o banco do passageiro é todo seu. É bom também dar um espacinho a mais para as suas pernas, então recue o banco o máximo que der. Na hora de tirar um cochilo, nada de reclinar o banco – o cinto pode incomodar. Falando sobre isso, não deixe o cinto cruzado sobre a barriga. Opte por colocá-lo embaixo do braço, porque em caso de uma freada brusca, ele pode travar e te machucar.

Outra dica importante é não colocar seus pés sobre o painel do carro. Em caso de batida, suas pernas são as primeiras a sofrer o impacto. Como não dá para colocar os pés para cima no veículo, a saída é parar a cada uma hora não só para caminhar, mas também para aproveitar para dar aquela passadinha no banheiro.

Veja abaixo algumas dicas para uma viagem longa de carro:

-Realize pequenas caminhadas a cada hora (quando fizer uma parada no caminho)

-Movimente os pés e as pernas enquanto estiver sentado

-Utilize roupas confortáveis e que não sejam apertadas durante o trajeto

-Mantenha-se hidratado com muita água

-Evite o consumo de bebidas alcoólicas

-Não fume

-Portadores de insuficiência venosa ou varizes devem utilizar – sob prescrição médica – meias de compressão

elástica

-Pessoas com fatores de risco para trombose (como obesidade, uso de anticoncepcionais, sedentarismo, idade maior que 40 anos, tabagismo, cirurgia recente, trauma, gestação, história pessoal ou familiar de trombose) devem marcar consulta com o especialista antes de viajar

Leia também: 
O que os pais experientes têm a dizer para os pais de primeira viagem

Lista prática para sair de casa sem estresse

Vai fazer uma viagem longa nas férias? Veja dicas para evitar a trombose

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não