Gravidez

Pai faz vasectomia há 5 anos, mas a esposa acabou engravidando e hoje eles têm uma filha de 3 anos

Pai faz vasectomia há 5 anos, mas a esposa acabou engravidando e hoje eles têm uma filha de 3 anos - Reprodução/TikTok
Reprodução/TikTok

Publicado em 04/11/2022, às 09h39 - Atualizado às 09h44 por Redação Pais&Filhos


vasectomiaé uma técnica cirúrgica considerada um método contraceptivo masculino definitivo, sendo uma das cirurgias mais realizadas no mundo inteiro. O procedimento costuma ter 99% de eficácia na contracepção, mas sempre existe o risco de 1% de falha.

Matt Merrill foi o pai que entrou para as estatísticas. Ele explica, em um vídeo publicado em sua conta no TikTok, que há cinco anos fez a cirurgia de vasectomia e que depois foi em todas as consultas de acompanhamento. De acordo com os médicos, tudo havia dado certo no procedimento, mas uma coisa que não deveria ter acontecido, aconteceu! Dois anos depois sua esposa deu à luz a filha, que hoje já tem 3 anos de idade. “Faça as contas e você vai conseguir entender”, no vídeo ele brinca.

Pai faz vasectomia há 5 anos, mas a esposa acabou engravidando e hoje eles têm uma filha de 3 anos (Foto: Reprodução/TikTok)

“Minha esposa engravidou depois que fiz vasectomia”, disse o pai. Agora, mesmo sendo vasectomizado, ele conta que não se sente mais seguro o suficiente, porque nunca se sabe quando outra “falha” pode acontecer novamente. Traumatizado, Matt conta que depois da gravidez da esposa, passou por vários exames.

“Recebi meus resultados hoje, eu realmente tenho um pequeno nadador ativo, na análise da minha maldita amostra”, o pai conta. Antes de gravar o vídeo, ele tinha recebido o resultado de seu último exame. Para sua surpresa e medo, o laboratório detectou a presença de um espermatozóide vivo. “Eu não entendo – não eram cem, nem milhares, nem milhões. Era um!”, disse. Ele conclui dizendo que nunca mais vai conseguir se sentir seguro.

@matt_merrill Replying to @joannedreed i will never feel safe again. #storytime#vasectomy#vasectomyhumor#failed#parents♬ Oh No – Kreepa

Vasectomia não é irreversível!

Vasectomia é um método seguro e simples, adotado pelos homens, para prevenir gravidez indesejada da parceira sem nenhum efeito colateral nem sequela. Dados do IBGE mostram que, desde 1996 – quando foi aprovada a Lei sobre o planejamento familiar – o número de procedimentos aumentou em até quatro vezes. Mas antes de tomar essa decisão, é preciso ter algumas características. São elas: o homem precisa ter mais de 25 anos, dois filhos nascidos vivos e estar casado (precisar comprovar). Para Alex, a norma precisa ser revista porque, como é antiga, não está mais de acordo com a realidade atual (que casal hoje em dia quer ter mais de um filho? Poucos). Mas Alex Meller, urologista e pai da Alice, alerta que antes de o médico aceitar fazer a cirurgia, o homem precisa assinar uma norma de esterilização voluntária.

O procedimento costuma ter 99% de eficácia na contracepção, mas sempre existe o risco de 1% de falha  (Foto: iStock)

Cirurgia
Geralmente, é com anestesia local e sai no mesmo dia que faz. O médico amarra ou corta o canal deferente, que leva os espermatozoides até a próstata (de lá se forma o sêmen que sai em forma de esperma). Objetivo é interromper esse canal para não passar mais nada. E é tão simples que os cuidados são: gelo local, analgésicos e repouso no dia seguinte.

Mudou de ideia. E agora?
Se o homem mudar de ideia, é possível fazer a reversão. É preciso desmistificar a ideia de que a vasectomia é um empecilho à gravidez, mas a cirurgia de reversão é mais complicada e a taxa de sucesso não chega a 100%. Sobre a eficácia do procedimento, Matheus Roque, médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, especializado em Urologia, explica que existem dois resultados: o de patência, ou seja, a chance de o homem voltar a ter espermatozoides depois da reversão; e a de gravidez, portanto, a chance de engravidar a parceira de fato. Ambas estão relacionadas ao tempo da realização da vasectomia até o processo de reversão. Vasectomias recentes têm mais chances de reversão.

Alex explica como é a taxa de engravidar a parceira, após a reversão

Menos de três anos: 75%
3 a 8 anos: 50%
9 a 15 anos: 40%
Acima de 15 anos: 30%

Como é a cirurgia de reversão
Tem que reconectar o canal que foi cortado ou amarrado na vasectomia, o deferente, para deixar que os espermatozoides voltem a passar. Segundo Matheus, “o sucesso da cirurgia de reversão depende muito do material que é utilizado, da técnica, da experiência do cirurgião e preferencialmente que seja feita usando um microscópio cirúrgico”, assim consegue ter uma avaliação muito boa do canal deferente. Apesar de ter que usar anestesia geral, os riscos são bem baixos. Após a reversão, o homem faz exames mensalmente para acompanhar.

Fique esperto!
Matheus explica que, antes de fazer a cirurgia, o médico checa a condição de fertilidade do casal para ter avaliação adequada. Com base nessa informação, mostra os prós e os contras da reversão da vasectomia e checa se a melhor opção não é partir direto para a fertilização in vitro.  Então, antes de decidir fazer a vasectomia, encare a vasectomia como uma cirurgia definitiva. Se sobrou alguma dúvida quanto a ter ou não um filho, melhor adiar a decisão.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!

Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Sophie Charlotte - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna