Seios na amamentação: saiba tudo sobre os cuidados na gravidez e no pós-parto

Você sabia que a preparação errada pode afetar a produção de leite? Para tirar todas as dúvidas e trazer dicas de ouro, conversamos com a especialista Cinthia Calsinski sobre a importância desta fase tanto para a mãe, como para o bebê

Resumo da Notícia

  • Saiba a importância de cuidar dos seios desde a gravidez
  • Veja o que fazer e o que não fazer durante o preparo
  • Os cuidados inadequados podem afetar a produção de leite

Com a chegada de um bebê, vem também a preocupação de como se preparar durante a gestação e no pós-parto. Quando o assunto é amamentação, é importante ficar de olho no que se pode ou não fazer no cuidado dos seios, pois dependendo da situação, pode até prejudicar a produção de leite.

-Publicidade-
Saiba o que fazer e o que não fazer durante a amamentação (Foto: iStock)

Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, conversamos com Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra, consultora de amamentação e colunista da Pais&Filhos sobre a forma correta de se cuidar neste período tão importante entre mãe e filho. 

Preparo hormonal

Durante a gravidez, o corpo por si só cuida de preparar os seios para a amamentação, deixando-os mais sensíveis por causa dos hormônios. “Lembrar que nem todas as mulheres sentem da mesma maneira é importante! Então não sentir não é um problema! A aréola tende a crescer, e aparece a aréola secundária que é como se fosse uma ‘sombra’ ao redor da aréola. Ela escurece logo após o parto devido estímulo hormonal para que o bebê ‘encontre’ onde deve abocanhar”, explica.

-Publicidade-

É preciso preparar os seios para amamentar?

Não! Segundo a especialista, o próprio organismo se encarrega do preparo, portanto não há necessidade. “Durante a gestação as glândulas de montgomery que se encontram na aréola começam a fabricar uma lubrificação que tem essa função. Não é necessário passar nada, tomar sol, esfregar. A única maneira comprovada pela ciência para se preparar é buscar informação de qualidade!”.

E o que não fazer de jeito nenhum?

O recomendado é que a mãe não tome sol, faça o uso de pomadas para os seios, torça ou esfregue a região. Cinthia explica que durante a gravidez, o que se pode fazer é usar sutiãs confortáveis e que sustentem bem as mamas.

O tipo de bico dos seios pode interferir na amamentação?

Não necessariamente. A especialista comenta que alguns formatos podem facilitar ou dificultar para o bebê, mas vale lembrar que nenhum deles inviabiliza a amamentação. “É importante em casos de mamilos desfavoráveis, recorrer a um profissional especializado que auxiliará no processo inicial, pois quanto antes pedir ajuda melhor!”.

Se fissuras ou rachaduras aparecerem, entenda a importância de saber por que aquilo aconteceu (Foto: Shutterstock)

Xô, fissuras e rachaduras!

A gente sabe o quanto incomoda! Antes de remediar, é essencial entender o fato que levou ao problema, pois em grande parte dos casos é resolvido com a correção da pega. Mas, vale lembrar que podem existir questões de língua presa, por exemplo. “A laserterapia é coadjuvante no processo, fornecendo energia para que o corpo realize suas reparações em tempo recorde, acelerando o processo. Mas é muito importante que ressaltar que laser sem correção do fator causal não trará bons resultado, mas associação da consultoria de amamentação com a laserterapia sim”, explica Cinthia.

Como higienizar os seios para amamentar?

Esse passo é super importante e deve ser feito com cuidado. “A higiene das mamas deve ser realizada no banho, apenas com água. Não é necessário passar sabonetes, pois interferem na lubrificação natural aumentando o risco de fissuras e desconfortos”, alerta.

É importante tomar sol nos mamilos?

Cinthia explica que não é necessário, apesar de se falar bastante no assunto. “Essa foi uma orientação muito utilizada anos atrás, mas hoje as evidências científicas não apontam o sol como um potencial agente de melhora, seja dia sintomas ou da cicatrização a lesão”, conclui.

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-