Publicado em 04/11/2022, às 12h56 - Atualizado em 03/10/2023, às 14h19 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto
Um dos primeiros órgãos a se formar, o cérebrodo seu bebê já começa a se desenvolver na terceira semana de gravidez. É ele que será responsável pelo consumo de mais da metade da energia disponível durante a gestação. Sendo assim, uma alimentação voltada ao crescimento saudável do cérebro do bebê pode fazer toda a diferença na sua gravidez. Veja o que incluir na sua dieta para melhorar o desenvolvimento cerebral do seu filho.
De acordo com a Parents, fazer suplementação com vitaminas pré-natal deve ajudar a garantir o equilíbrio de nutrientes necessário para seu bebê. Entre as suplementações mais comuns estão ácido fólico e vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos; vitamina C para produzir colágeno; vitamina D para construção óssea e zinco para o desenvolvimento do cérebro.
Dica: caso a vitamina cause desconforto estomacal, não a abandone! Tente tomá-la junto com a refeição ou converse com seu médico sobre mudar de marca.
Alimentos ricos em antioxidantes, como brócolis, espinafre, tomate e limão, são excelentes para o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. “Os antioxidantes protegem o tecido cerebral do bebê contra danos”, explica ao Parents a nutricionista Elizabeth Somer, autora de Nutrition for a Healthy Pregnancy.
Na dúvida, escolha frutas e vegetais com cores marcantes – como folhas verdes escuras, mamão, mirtilo e uva – para obter maior poder antioxidante.
Por ser rico em ácidos graxos ômega-3, como o DHA, o peixe pode aumentar o poder cerebral do seu bebê. Um estudo da Harvard Medical School mostra que quanto mais peixes as grávidas comiam durante o segundo trimestre de gestação, maior a pontuação de seus bebês em um teste de desenvolvimento mental aos 6 meses de idade.
Se você não gosta ou não come peixe, converse com seu médico sobre tomar suplemento. Sementes de linhaça e chia também contém ômega-3.
Seu corpo vai precisar de mais proteína durante a gravidez para construir células e produzir hormônios para o bebê em crescimento. Normalmente, especialistas recomendam de 75 a 100 gramas de proteína por dia, conforme informa a American Pregnancy Association.
Para reforçar a proteína de forma saudável, aposte em smoothie de iogurte no café da manhã, uma xícara de sopa de feijão no almoço, manteiga de amendoim com biscoitos integrais para o lanche da tarde ou uma porção de até 100 gramas de carne magra no jantar.
Sua ingestão de ferro precisa dobrar durante a gravidez, pois o ferro ajuda a fornecer oxigênio ao bebê. Caso você esteja com níveis de ferro abaixo do necessário, o risco de crescimento deficiente – e QI mais baixo – aumenta. Peça ao seu médico exames que apontem seu nível de ferro e, em seguida, certifique-se de que sua dieta inclua alimentos ricos neste nutriente, como carne magra, frango, legumes e cereais matinais suplementados.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita