Publicado em 12/09/2011, às 21h00 por Redação Pais&Filhos
Na gravidez a sua libido estava lá em cima e, agora, o bebê chegou e você mal se lembra do significado da palavra sexo?
Com a chegada do bebê muita coisa muda para o casal e, claro, isso inclui o sexo. Começa por dormir pouco e acordar durante a noite para alimentar a criança, passa pela preocupação de evoluir de casal para família e termina com a certeza de que nunca mais vai usar a cama para algo que não seja dormir. Antes de tudo, muita calma nessa hora!
Com a gravidez a gente acha que já está tudo resolvido, mas o nascimento da criança transforma todo o sonho da gestação em realidade. O bebê está lá, de verdade, chorando, e não tem pra onde correr. Para que a vida entre novamente nos eixos, é preciso que os pais se ajustem à rotina do bebê e isso leva tempo. Imagina ter que programar a vida em torno de sonecas, mamadas e fraldas? Nada fácil, mas bem possível.
Acordando boa parte da noite, a rotina sexual tende a ficar um pouco bagunçada. Depois do parto, os médicos aconselham que a atividade sexual seja suspensa por 30 ou 40 dias, a famosa quarentena. Esse é o tempo que o corpo da mulher leva para voltar ao normal. Além disso, a mãe, especialmente quando é de primeira viagem, precisa se acostumar com a ideia de que é mãe, mas também mulher e que aquele peito não está lá só para o sexo nem só para a amamentação. “Às vezes, ela pode até se sentir culpada em ter um tempo a sós com o marido, já que agora é responsável pelo bebê. Mas ela vai perceber com o tempo que pode desempenhar mais de um papel", defende a enfermeira obstetra Bárbara Pauletti, filha de Rosane e Carlos Henrique. "Tem que ter carinho mútuo, os dois têm que querer realmente para que a rotina sexual seja recuperada de forma completa”, acrescenta.
Outro fator que complica a vida do casal é a falta de lubrificação vaginal. É que durante a amamentação a concentração do hormônio estrogênio diminui no organismo, fazendo com que a vagina fique mais seca. Geralmente ela volta depois da quarentena, mesmo assim a mulher pode se sentir insegura. Nesse caso, vale investir nas preliminares, que devem dar conta do recado. Se mesmo assim ela não se sentir confortável, a melhor opção é o lubrificante à base d’água.
Caso a mulher tenha feito episiotomia, corte no períneo que facilita a saída do bebê, o sexo pode ser um pouco doloroso. A falta de desejo também justifica-se pelo aumento da sensibilidade dos mamilos com a amamentação. Além de serem uma zona erógena, a mulher pode se sentir incomodada com possíveis vazamentos. Aí é uma questão de logística, se transar depois de amamentar, as chances de vazamento diminuem.
E às vezes a mulher simplesmente não tem vontade de fazer sexo. Ela tem que ter a liberdade para chegar ao parceiro e contar o que está acontecendo. Ele, por outro lado, tem que entender que isso é normal e que leva tempo. A amamentação não exclui o sexo da vida do casal. Mesmo com a dificuldade inicial, é primordial que a mãe tente amamentar. O leite materno é o alimento mais adequado para o bebê e ela vai perceber que com o tempo a conciliação fica mais fácil. A atividade sexual é um estímulo para melhorar a lubrificação e elasticidade da vagina, então nesse caso a prática realmente ajuda.
Existe ainda a preocupação com a contraconcepção. O obstetra deve apresentar opções para uma mulher que amamenta, como pílula à base de progesterona ou DIU. Proteja-se e continue amamentando.
Para saber mais
Consultoria: Bárbara Pauletti, filha de Rosane e Carlos Henrique, enfermeira obstetra, enfermeira do berçário e do curso de gestantes da Pro Matre Paulista, tel.: (11) 3269-2233 Mirna Gabriel Nakano, mãe de Danillo, Renata, Paulo Henrique e Lívia, ginecologista obstetra do Hospital São Luiz, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Santa Catarina e Pro Matre Paulista, tel.: (11) 5055-9109
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil