Publicado em 21/10/2015, às 08h16 - Atualizado em 13/05/2016, às 08h24 por Redação Pais&Filhos
A cor do cabelo é determinada no DNA, mas quem faz o trabalho de dar o tom que estava programado é a melanina, um pigmento produzido por células chamadas melanócitos.
Os bebês têm menos melanócitos, mas, à medida que eles crescem e se expõem ao sol, a produção dessas células aumenta, e a coloração – tanto do cabelo quanto da pele – fica mais intensa. Aliás, é por isso que pessoas de pele parda ou preta nascem mais claras.
No entanto, em um determinado momento da vida (em média, perto dos 40 anos, embora isso varie muito), a produção de melanócitos diminui. Aí o cabelo começa a embranquecer.
Esse é também o motivo por que os recém-nascidos têm os olhos azulados. Quanto mais melanina você tem nos olhos, no cabelo e na pele, mais escuros eles são. Quando tem pouca pigmentação, a íris – parte colorida dos olhos – dos bebês é mais próxima do azul.
Conforme o seu organismo se desenvolve, mais melanócitos vão se acumulando na região, e então, entre 6 e 10 meses de idade, a íris adquire a cor que estava programada no DNA. Uma quantidade específica de melanina dá a cor esverdeada dos olhos. Já uma concentração maior é responsável pelos tons mais escuros.
Bad hair day?
Da infância à velhice, o cabelo muda muito.
Bebês cabeludos
Recém-nascidos podem ter uma bela cabeleira e perder tudo em algumas semanas. Isso é provocado por hormônios na barriga da mãe. Durante a gestação, eles agem na criança de várias formas, entre elas o controle do crescimento do cabelo. Depois do parto, esse efeito desaparece e o cabelo começa a cair. Ele só volta a crescer depois que o bebê começa a sua própria produção de hormônios.
Segredo dos cabelos brancos
O cabelo fica branco na velhice porque a produção de melanina cai. Mas por que então a pele também não embranquece? Porque essa diminuição só ocorre nos pelos. No entanto, é comum o surgimento de manchas escuras por causa do acúmulo de melanina em algumas regiões da pele, provocado por uma alteração da sensibilidade à luz.
Fontes: Décio Brunoni, geneticista clínico e coordenador do Centro de Genética Médica da Unifesp; Jurandir Piassi Passos, especialista em medicina fetal dos laboratórios Lavoisier, Delboni Auriemo e Alta Excelência Diagnóstica. Ilustração Amanda Mussi
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Aniversário
Isis Valverde posta foto ao lado de sogra em evento da família de Marcus Buaiz e faz declaração: “Amor”