Publicado em 11/12/2013, às 15h55 - Atualizado em 19/06/2015, às 13h25 por Redação Pais&Filhos
“Não”, uma palavra que pode causar trauma na criança, né? Ops, a resposta é… não! “Uma conversa, uma bronca, um não – não vai causar trauma na criança. Para se criar um trauma é preciso violência. Muita gente acha que impor limites é traumatizar seu filho, mas isso é apenas uma forma de deixá-lo mal-educado”, afirma Betty Monteiro. Ela defende que “alguém tem que ser adulto em casa” e que muito da falta de limite vem do medo dos pais carentes, que querem se colocar como amigos dos filhos, e não assumir o papel de pai e mãe.
Alessandra Marques, mãe de Maria Flor, uma das mães contou um pouco sobre sua dificuldade em ser mãe e impor limites, mas disse que vem trabalhando para não sentir culpa. “Dia desses, a Maria Flor fez um show no supermercado. Chorava e se jogou no chão. Na hora eu pensei que aquilo não poderia funcionar comigo. Saí andando. Ela se assustou, levantou e logo me pediu desculpas e estava sorrindo”, contou. “Engraçado que a caixa do mercado veio me falar que eu abandonei minha filha. Eu disse que iria fazer aquilo quantas vezes ela fizesse birra desse jeito”.
Já Eloísa, mãe de Betina e Lorena, é dentista e sofre com os comentários alheios sobre a proibição às suas filhas de comerem chicletes e balas. “Sofri um pouco, mas não me culpo. Hoje, minha filha mais velha é quem recusa, ela fala que não gosta”, disse.
Colocar limites é realmente difícil. Mas, acredite, nossos filhos querem que a gente dê esse limite. “Eles enchem a boca para falar ‘minha mãe não deixa’”, lembrou Betty. Apesar de dar um frio na barriga, ser mãe e impor hierarquia e regras é nosso cargo. É educar. Sabe aquele manual? Joga ele fora. Ou o leia e pense se aquilo faz bem com você. Se você concorda. E nem pense em ser a mãe perfeita, por que você será a mãe que você poderá ser. “Vivemos num mundo cheio de regras, onde as pessoas seguem o tal do TEM QUE. Não tem que nada! Nada! As pessoas têm de questionar, ver o que incomoda. Mas nunca, nunca se esquecer de que existe uma hierarquia, e que ela é muito importante”, afirma Betty.
No final do Brunch, distribuímos kits para as mães contendo o livro da nossa colunista Nanna Preto “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam” (Editora Hunter Books, 2013), que será lançado em dezembro e está à venda pela internet em sites de livrarias.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil