Criança

Conheça “Esquadrão Curioso”, o primeiro livro sobre fake news para crianças

Marcelo Duarte ensina os pequenos leitores a descobrirem a veracidade das notícias e se protegerem

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Foto Divulgação: Panda Books

(Foto Divulgação: Panda Books)

*Por Ana Beatriz Gonçalves, filha de Carla e Virgílio

Quem pensa que as crianças não são afetadas pelas fakes news está enganado. Hoje em dia, com a força da tecnologia e das redes sociais, as crianças têm acesso a todos tipos de informação. Pensando nisso, Marcelo Duarte, jornalista, autor e fundador da Panda Books, decidiu que era o momento certo de conscientizar o público jovem de um jeito divertido; assim nasceu o livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”.

“Antes, pensava que fake news importavam só aos adultos, porque muitas são de economia, política e crime”, conta Marcelo em entrevista ao site Metrópoles. “Essa indústria de notícias falsas atira para todos os lados e acaba chegando nos mais novos. Se você não ensina a criança a pesquisar e olhar a fonte a gente nunca vai ter uma diminuição dessas coisas absurdas”.

Lançado no mês passado, o livro narra as aventuras de um grupo de amigos: Pudim, Isabela e Leonardo. Tudo começa quando eles precisam fazer um trabalho sobre notícias falsas para a escola. Os jovens estudantes criam o Esquadrão Curioso, para desvendar as mentiras do vilão Fake Nilson. Ao longo da história, o autor ensina as crianças a checarem fontes, fazerem buscas e detectarem sinais de uma fake news.

Além das mentiras online, Marcelo também consegue abordar com sutileza outros temas, como ambientalismo e equidade de gênero. “A Isabela usa camiseta de feminismo e fala de direitos iguais com os colegas. Também tem o trecho em que os pais do Pudim vendem o carro e passam a usar a bicicleta”, comenta.