Família

É possível ajudar seu filho a exercitar o pensamento crítico desde pequeno

ABRE_shutterstock_278161865_foto

Publicado em 28/03/2016, às 15h04 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h30 por Redação Pais&Filhos


ABRE_shutterstock_278161865_foto

Muitos colégios permitem que a curiosidade dos alunos paute os temas de suas aulas. Esse método é um dos componentes de um grande conceito educacional chamado pensamento crítico.  “Esse tipo de aprendizagem estimula as crianças a tornarem-se investigadores, o que ajuda a incitar a criatividade e o princípio da inovação”, diz Amy Seely Flint, professor de educação na Universidade do Estado da Georgia, em Atlanta. Os pais também podem encorajar essa capacidade em casa. Leia abaixo como incentivar os seus filhos no dia a dia.

Esquematize estratégias

Você pega no pé do seu filho quando ele não tem certeza sobre qual é a tarefa de casa? Cria um plano se seu filho tem uma festa de aniversário e um jogo de futebol no mesmo dia? Se sim, você não está ajudando.

“Pensadores críticos resolvem os problemas mais facilmente e as crianças nunca conseguirão fazer isso se não tiverem a chance de praticar,” afirma Wilson.

Ao invés de oferecer soluções, pergunte ao seu filho o que ele pensa ser uma boa maneira para resolver o problema. Se ele não souber, encoraje-o a considerar um amigo que poderá passar o modo como o exercício deve ser feito ou a descobrir qual é o tempo para ir do local da festa até o campo de futebol.

Pais revelam quais as 25 pequenas mentiras que contam para os filhos

Por quê?: 8 perguntas comuns que as crianças fazem e como responder

Veja 12 dicas úteis sobre comportamento das crianças

Encontre livros com momentos de apreensão no final 

Histórias com finais ambíguos podem inspirar as crianças a analisarem mais do que outras narrativas que terminam com um final já esperado, diz o Dr. Flint. Leia para o seu filho, e, depois, pergunte se ele consegue identificar pistas na própria narrativa ou nas suas próprias experiências que sugerem o que poderia ter acontecido na história.

Como em uma série, você pode guia-lo também, fazendo-o antecipar sobre o que pode acontecer nos próximos capítulos. Alguns livros que se adequam a esse requisito: “Harry Potter”, “As Crônicas de Nárnia”, “Percy Jackson e os Olimpianos” e “A Escola do Bem e do Mal”.

MIOLO_shutterstock_278161865

Expanda a lógica do pensamento 

Escolas que priorizam o pensamento crítico querem crianças que considerem diferentes pontos de vista. “Eu sempre divido minhas salas do segundo ano em pequenos grupos,” comenta Aimee Brenn, professora em Boston.

“Crianças dessa idade parecem ansiosas por expressarem suas opiniões a frente de poucas pessoas e não de todos. Então, a discussão se torna mais rica.” Ajude seu filho a buscar e ouvir várias opiniões. Procure textos que informem prós e contras de um assunto. E, em reuniões de família e amigos, puxe um assunto relacionável (sobre código de vestuário nas escolas, por exemplo) e sugira que seu filho solicite opiniões.

Discuta notícias

Notícias cotidianas são um caminho natural e simples de engajar seu filho em uma conversa que irá além do “sim” e do “não”, que são as respostas mais comuns nessa idade, afirma Kitty Rotella, diretora de uma escola em Lauderdale.

Visite sites de notícias  e encontre artigos para ler junto com as crianças. “Novos sites sempre levantam muitas questões para nossa família falar e pensar sobre,” diz Heather Marzano, cuja filha, Sophia, é estudante do quarto ano.

Olhe para trás

“Refletir sobre sucessos e falhas é uma boa atitude para construir capacidade de pensar criticamente,” nota Rachel Griffin, diretora de uma escola preparatória em Nova Iorque. Entretanto, ajudar as crianças a serem mais reflexivas requer atenção: Quando seu filho tem um talento, constrói uma torre de Lego, ou reorganiza sua coleção de jogos, sonde-o durante o processo – quando ele ainda puder implementar novas ideias – e depois.

E então pergunte a ele o que funcionou e o que ele desejava que não tivesse feito. Assim esse processo de questionamento ocorrerá naturalmente na escola – e em tempos de apuro.

Você já pode me escutar agora? 5 dicas para fazer o seu filho te ouvir

5 vezes que seu filho vai (ou deveria) enfrentar a frustração


Palavras-chave
Comportamento

Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"