Recém-Nascido

7 coisas que você precisa saber sobre recém-nascidos

Eles choram bastante, mas é só a maneira deles se comunicarem

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

smiling-newborn-baby-girl-wearing-a-rainbow-colored-swaddle-picture-id485885456

(Foto: iStock)

Nós sabemos que você se sente insegura em relação ao seu bebê, mas vai dar tudo certo! Para te ajudar, separamos algumas informações importantes sobre ele.

Não espere recompensas – sorrisos – até a marca das 6 semanas

No começo, você sentirá que está trabalhando para um chefe que só reclama! Para superar a exaustão e a agitação emocional, tenha em mente que ele não te dará “recompensas” no início. “Ele se sente confortado pelo pai ou pela mãe, sente apego, gosta de ser mantido”, diz o pediatra Christopher Tolcher, de Los Angeles.

Dê banhos de esponja até que o cordão umbilical caia

Se for mantido seco, cai mais rápido – geralmente dentro de duas semanas. Além disso, os recém-nascidos não ficam muito sujos! Se o cordão ficar molhado, seque-o. E se o umbigo sangrar um pouco quando o cordão cair, fique tranquila, é normal!

Ele vai deixar você saber se está recebendo comida suficiente

O bebê precisa comer a cada duas ou três horas – mas se você está amamentando, é difícil saber quanto leite ele está recebendo. “O peso do bebê é o melhor indicador nos primeiros dias”, diz o Dr. Tolcher. Um recém-nascido perde de cinco a oito por cento do seu peso ao nascer dentro da primeira semana, mas deve recuperá-lo no segundo. A contagem de fraldas também pode funcionar como um indicador: sua programação nos primeiros cinco dias é aleatória, mas depois disso, você verá cinco a seis fraldas molhadas por dia e pelo menos uma ou duas com cocô.

A pele seca é normal para recém-nascidos

Inicialmente, ele pode ser macio e sedoso, mas isso muda. Você não precisa fazer nada a respeito de pele seca, mas se você estiver muito incomodado, procure uma loção hipoalergênica para bebês que não contenha fragrância. Pequenos inchaços rosa, erupções e até mesmo acne também podem fazer uma aparição no bebê.

Você não precisa o esconder em casa

Você pode levar uma vida normal, basta usar o bom senso ao sair em público. Mantenha o bebê longe do sol, fora de espaços fechados e lotados e, por favor, sem festas de aniversário para eles.