Introdução alimentar sem papinha
O método BWL dá ao bebê o poder de escolher o quê e como vai comer
Toda mãe sabe que, até os seis meses de vida, basta amamentar o bebê para garantir uma boa alimentação. Mas, depois disso, os especialistas recomendam a introdução de alimentos sólidos para complementar o cardápio. O caminho tradicional é oferecer papinhas de e frutas amassadas para a criança. No entanto, tem uma linha que propõe algo diferente: oferecer os alimentos in natura, crus ou cozidos, para o bebê comer como conseguir. A palavra de ordem é experimentar!
Chamado de BWL, ou “desmame guiado pelo bebê”, o método propõe que a criança participe de todas as refeições da família e use as mãos para provar novos sabores e texturas. Esses daqui são os mandamentos do BWL:
- Sente o bebê à mesa, junto com toda a família, para curtir as refeições;
- Disponibilize alimentos que o bebê consiga segurar com as mãos e leve sozinho à boca: banana em pedaços, batata cozida, caqui, etc.
- Invente: cores variadas e formatos variados.
- Não ofereça nada. Ponha ao alcance das mãos e ele escolhe o que pegar e o que comer.
- Todos os bebês de seis meses ou mais conseguem curtir a experiência; mastigam e engolem muito bem.
- Comece pelos alimentos in natura e vá acrescentando outros a cada tempo, à medida que os dentes forem aparecendo e à medida que o bebê for demonstrando interesse;
- Tirinhas de carne e frango também podem aparecer. No início, a criança vai apenas chupar. Depois começa a tirar pequenos pedaços.
- Não, ele não vai engasgar.
- A comida que a família come também pode ser oferecida mais adiante
- Não insista! Proporcione a variedade e aproveite a farra com o bebê.
A grande vantagem do BWL em relação ao método tradicional é que ele estimula a autonomia desde cedo, porque permite a livre escolha de alimentos e quantidades. Estudos concluíram que bebês que se alimentam sozinhos têm menos risco de se tornarem obesos no futuro. Além disso, as habilidades motoras e sociais são treinadas também.
Leia Mais:
Como alimentar seu filho em cada fase da infância
Você sabia? Sua alimentação na gravidez pode alterar o DNA do bebê
Conheça 15 dicas incríveis sobre alimentação infantil