Publicado em 17/11/2017, às 15h48 - Atualizado às 15h54 por Redação Pais&Filhos
Nenhuma mãe espera e nem imagina que o filho vai chegar antes do tempo, certo? A gente fica sim muito ansiosa para ver o nosso bebê, mas também queremos que ele nasça o mais saudável possível e isso requer um período de gestação determinado.
No Dia Mundial da Prematuridade, convidamos o Dr. Alberto Guimarães, obstetra, ginecologista e pai de Beatriz e João Victor, para tirar as nossas dúvidas e as dos nossos leitores sobre o tema e amamos essa conversa!
Não é nada fácil ter um bebê prematuro, são dias que ele vai ter que lutar bastante, mas sabia que a sua participação nesse processo faz toda a diferença?
Depois da vigésima semana, ele já consegue ouvir e ser estimulado através do toque na barriga e da fala da família. Com esse estímulo externo, quando ele sai do útero é capaz de lembrar da vida dele lá dentro e isso é ótimo! Pensa, lembrar do melhor lugar onde você já esteve, quentinho, seguro e confortável, tem como se sentir melhor?
O método canguru é mais uma ótima ideia! “O ser humano nasce sem estar pronto para o mundo, então o bebê precisa ser protegido, acolhido, alimentado até chegar o momento da independência”. Então com esse método, você coloca o bebê em contato direto com a sua pele e o envolve com o seu corpo. É nessa hora que ele vai sentir você: seu ritmo respiratório, batimentos cardíacos, sua voz. E tudo isso o leva de volta para o ambiente que ele conhece. E os benefícios são muitos: ganho de peso mais rápido e diminuição das complicações de pele. Além de protegê-lo, você ainda consegue ajudá-lo no desenvolvimento e na recuperação dele. Você protege e ajuda no desenvolvimento. Os estudos estimulam essa prática.
Os hospitais e médicos precisam reconhecer e estimular a importância do contato entre a mãe e o bebê. “Acho que não tem ninguém no mundo que esteja tão envolvido e disposto a dar afeto para o bebê do que a mãe.”
Às vezes, você pode achar que não consegue ajudar seu bebê, mas quanto mais você se doa, mais forte ele fica.
Vem conferir a nossa Live!
Leia também:
Mãe segura filho prematuro no colo pela primeira vez e emociona todo mundo
Não fomos criados para viver sozinhos!
“A gente tem a mania de querer que o outro faça do nosso jeito”, afirma Carol Melhem
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"