Publicado em 20/08/2013, às 18h10 - Atualizado em 26/06/2015, às 08h52 por Redação Pais&Filhos
Pouco tempo depois de o bebê nascer, é preciso fazer o teste do pezinho. Ele ainda não sabe o que está acontecendo, só quer ficar pertinho da sua mãe, sentindo o seu cheirinho, mas rapidamente a vida se encarrega de dizer: Nem tudo são flores, meu pequeno amigo, há espinhos e vai doer também. E assim será para o resto da sua vida.
Por que, então, queremos fazer de tudo para abreviar o sofrimento de nossos filhos? Afinal, sofrer é inevitável… Um dos momentos mais difíceis para os pais de primeira viagem é levar seus bebês para tomar vacina (e olha que a BCG é logo após o nascimento). A picada é na criança, mas dói na gente. E dor de mãe não é física, é no coração. E assim a vida dá outra lição, dizendo: “há males que vem para o bem”, embora nosso ainda frágil bebezinho não entenda isso.
Tenho lido nos blogs e nas redes sociais o quanto os pais têm mimado seus filhos tentando abreviar suas frustrações e insatisfações, já que, mais uma vez, o objetivo é não fazê-los sofrer. Mas ao agirem assim, os pais acabam estragando suas crianças que irão se tornar adolescentes e adultos mimados, algumas vezes insuportáveis. Sem a capacidade de lidar com o “não”, serão colegas de trabalho bastante inflexíveis e revoltados.
Nós, mães de bebês, ainda temos um longo e árduo caminho pela frente: a formação e educação de nossos rebentos até o dia em que eles deixarão de viver embaixo de nossas asas. Esse trajeto será divertido, emocionante e sofrido, assim como é a vida.
Hoje, tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam começar a engatinhar. Tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam andar. Tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam brincar. Tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam conhecer o mundo. Afinal, cair faz parte. As picadas das vacinas fazem parte. Chorar faz parte. Não é fácil, dói na gente, mas quem sabe seremos pais melhores se aceitarmos que, sim, eles irão se machucar; sim, eles ainda irão se frustrar muito, e por muitos e muitos anos e motivos diferentes.
É hora de dizer não, mas com amor, com carinho. É hora de mostrar que nem tudo é um mar de rosas, mas podemos, juntos, aprender a lidar com os dissabores da vida. Passar por essas experiências fará do seu filho um ser humano melhor e, com certeza, alguém em quem você poderá se orgulhar.
Mariana Branco é editora do blog Mamãe Prática (www.mamaepratica.com.br). Com a chegada da Manuela, decidiu unir suas duas paixões (jornalismo e maternidade) e botar a mão na massa para criar seu próprio blog. Agora, para se tornar uma mamãe prática, divide com os leitores os erros e acertos da maternidade.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"