Saúde

Dentistas americanos listam os melhores e piores alimentos para crianças que usam aparelho fixo

São dicas para facilitar a adaptação do seu filho

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

Os dentes do seu filho ficarão sensíveis nos primeiros dias (Foto: Shutterstock)

Aparentemente as crianças estão começando a usar aparelhos fixos mais cedo nos dias de hoje. E tudo isso porque a Associação Americana de Ortodontistas (AAO) agora recomenda que elas sejam avaliadas em relação à isso até os 7 anos de idade.

Se o dentista do seu filho já te alertou de que ele provavelmente vai ter que usar aparelhos e você está na dúvida do que ele pode ou não pode comer, nós temos algumas respostas do ortodontista Brent Larson, presidente da AAO:

Meu filho acabou de colocar o aparelho e está com dor. O que ele pode comer?

Os dentes ficarão sensíveis nos primeiros dias, então dê alimentos que exijam pouca ou nenhuma mastigação, como sopa, smoothies e sorvete. Ele também pode comer comidas moles como macarrão, ovos, aveia e banana. Depois de alguns dias, essa sensibilidade diminuirá e ele poderá voltar a uma dieta normal.

Existe alguma coisa que está totalmente proibida de comer quando tem aparelhos?

Alguns alimentos podem realmente fazer com que o aparelho se dobre ou até quebre. Os culpados comuns são coisas duras e crocantes, como maçãs inteiras ou cenouras (elas devem ser cortadas em pedaços menores). Morder pão crocante pode ser difícil também. O mesmo serve para alimentos pegajosos. “Me dá agonia quando penso em um paciente com aparelho que mastiga um doce como o caramelo”, diz Larson. Se você ou seu filho notar que algo quebrou ou está fora do lugar no aparelho, chame o dentista para um reparo o mais rápido possível.

Existe uma comida que as pessoas com aparelhos pensam que não podem comer, mas na verdade elas conseguem?

Pipoca! Contanto que você comê-lo com cuidado (evitando os grãos não estourados) e limpar o aparelho depois de terminar para escovar esses cascos irritantes, é um lanche perfeitamente bom, diz Larson.

Qual é a pior comida ou bebida para os dentes dos meus filhos em geral?

Surpresa: bebidas esportivas! Larson diz que seu baixo nível de pH os torna ácidos, o que pode corroer o esmalte dos dentes retirando o cálcio. Isso suaviza o dente, tornando-o vulnerável a cavidades. O mesmo vale para as águas gaseificadas com sabores. E mesmo que as crianças os adorem, os doces azedos não são apenas pegajosos, mas também são ácidos, por isso são ruins para a saúde dos dentes também.

E o melhor para a saúde dental?

Exatamente o que você imagina: frutas, legumes, grãos, proteínas e laticínios. Eles são bons para os dentes e gengivas do seu filho – e sua saúde geral também.

Leia também:

Existe idade ideal para a criança usar aparelho ortodôntico? Saiba

6 mitos e verdades sobre aparelhos dentários que você não sabia!

Batendo os dentes