Bebês

3 maneiras de ajudar seu bebê a se livrar dos gases

Fique de olho no menu! Alguns alimentos podem contribuir para evitar o incômodo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

bebe

(Foto: iStock)

Pais de primeira viagem geralmente ficam surpresos com os grandes ruídos que pode sair de um bebê pequeno. O gás é uma ocorrência natural e comum em recém-nascidos e, embora alguns pareçam não ter problemas com gases, outros podem ficar com um desconforto.

Os bebês não podem simplesmente nos dizer o que está incomodando, mas podem ser gases. Eles comem o tempo todo, então, produzem gases sem fim. Se você suspeitar que seu bebê está muito desconfortável, fica se contorcendo e levantando as pernas, ele pode estar com algum gás que se recuse a sair. A melhor maneira de confirmar suas suspeitas é tentar algumas técnicas de alívio de gases.

Comece colocando seu filho em uma superfície plana e massageie suavemente sua barriga. Ou coloque-o de costas e tente movimentar as pernas e os quadris como se estivesse andando de bicicleta. Se você ainda se deparar com um bebê infeliz, pode consultar seu pediatra sobre a tentativa de algum remédio para aliviar o incômodo.

Empregue medidas preventivas

Faça-o arrotar: O tempo de alimentação pode vir com muito ar, que eventualmente se manifesta na forma de um arroto ou gás. O alívio de um arroto pode ser mais imediato, já que o ar que sai como gás tem uma longa jornada através do trato intestinal.  Tente ser sempre fazer seu bebê arrotar após a mamada para melhorar os gases.

Ajuste o ângulo: Quando você está alimentando seu bebê, certifique-se de que a cabeça dele está mais alta que seu estômago.

Examine o menu: Certos tipos de alimentos – aqueles que são mais difíceis de digerir – são conhecidos por causar excesso de gás, e a introdução de alimentos sólidos pode ser uma mudança decisiva no mundo do gás infantil. Então, se você está lidando com um bebê com gases, pode valer a pena dar uma olhada em sua dieta.

Leia também:

Saiba como diminuir os gases do seu bebê

Sinais de que seu filho está com gases e como resolver

Ixi, o leite não caiu bem… Será que é intolerância?