Bebês

7 atividades para ajudar no desenvolvimento de bebês de 6 a 12 meses

Ajude a melhorar o crescimento do seu filho

Eloisa Ribeiro

Eloisa Ribeiro ,Filha de Terezinha Ribeiro

Aprenda atividades que ajudam no desenvolvimento do bebê (Foto: Getty Images)

Seu bebê está crescendo cada dia mais rápido e irá experimentará muitas outras mudanças físicas, mentais, sociais e emocionais antes que o primeiro aniversário realmente chegue. Até porque, ela está interessada em tudo do mundo ao seu redor. Não há como parar seu progresso na infância, e com algumas atividades você pode ajudá-la a chegar ao próximo estágio.

“Brincar e conectar-se com nossos bebês leva o desenvolvimento do cérebro deles”, diz Roni Cohen Leiderman, Ph.D., reitor do Centro Mailman Segal de Desenvolvimento Humano da Universidade Nova Southeastern e co-autor de Let’s Play and Learn Together .

Separamos algumas atividades que irá ajudar no desenvolvimento do seu filho e ainda diverti-lo.

1. Peekaboo 

Materiais necessários: Pequenos brinquedos ou livros, cobertor

O que fazer: coloque um brinquedo ou livro debaixo de um cobertor, deixando parte do objeto em exibição. Então pergunte ao seu bebê: “Onde está?” e encoraje-o a procurar por isso. “Os bebês geralmente vão agarrá-lo e cavar sob o cobertor”, diz Robert Myers, Ph.D., um psicólogo infantil e adolescente.

Habilidades aprendidas: Desenvolvimento de habilidades motoras finas, permanência de objetos

2. Empilhamento

Materiais necessários: Copos plásticos de medição

O que fazer: revezar o empilhamento dos copos e derrubá-los. Você também pode ter uma “corrida”? onde ambos empilham xícaras ao mesmo tempo.

Habilidades aprendidas: Entendendo causa e efeito, habilidades motoras finas.

3. Leitura

Materiais necessários: Tabuleiro ou livro de figuras de pano

O que fazer: Leia regularmente livros para o seu bebê, apontando para as fotos enquanto lê e interage com ela alterando sua voz para diferentes personagens. Convide seu filho a participar, incentivando-a a rir ou a se surpreender com a história, toque nas fotos e vire as páginas.

Habilidades aprendidas: desenvolvimento da linguagem, habilidades de escuta

4. Música

O que fazer: Cante músicas com palavras reais ou inventadas que rimam, como “thump, thump, thump, bump, bump, bump, jump, jump, jump”. Você pode se sentir um pouco bobo, mas tudo o que rima é outra maneira de impulsionar o desenvolvimento da linguagem do seu bebê.

Habilidades aprendidas: Desenvolve a discriminação auditiva

5. Quebra-Cabeças 

Materiais necessários: quebra-cabeças de madeira

O que fazer: em torno de seu primeiro aniversário, seu bebê estará pronto para grandes quebra-cabeças de madeira, diz o Dr. Myers. Ele sugere aqueles com formas ou figuras coloridas. “Mostre e diga a eles primeiro como funciona – você pode ter que guiar suas mãos” ele diz. “Aplauda e aplauda quando eles são bem sucedidos.”

Habilidades aprendidas: resolução de problemas, habilidades motoras finas, habilidades visuais

6. Agite o Frasco

Materiais necessários: garrafa vazia de 16 onças, arroz colorido ou massa

O que fazer: Encha a garrafa com o arroz ou a massa e cole a parte de cima para que o bebê possa vigiar e ouvir com segurança o que acontece quando ele balança, sacode e rola o recipiente. “Uma garrafa geralmente não faz esse barulho”? diz o Dr. Leiderman, “agora eles estão ouvindo coisas novas e novas, o que traz um elemento de surpresa.

Habilidades aprendidas: Habilidades motoras finas, discriminação auditiva, causa e efeito

7. Mostra de Luz 

Materiais necessários: recipientes de plástico colorido, mini lanternas

O que fazer: ligue algumas lanternas mínimas e coloque-as em garrafas de água vazias, Tupperware ou qualquer recipiente colorido com tampa. Coloque seu bebê no momento de barriga em um quarto escuro e deixe-o explorar os recipientes coloridos iluminados no chão na frente dele. “A luz forte dos LEDs será difundida para pequenos espiadinhos, enquanto qualquer parte solta ou removível estará segura longe da boca do bebê”, diz Rachel Coley, terapeuta ocupacional.

Habilidades aprendidas: Estimulação sensorial visual, habilidades de movimento dos olhos, atenção sustentada, socialização, vínculo, movimento do corpo

Leia também

Hora da brincadeira! Veja 8 atividades para fazer com seu filho de 1 ano 

15 dicas de brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças 

4 exercícios para fortalecer o seu bebê