Bebês

Decoração do quarto do bebê: como usar o Feng Shui ao seu favor

Cada cor no Feng Shui representa um aspecto! - Getty Images
Getty Images

Publicado em 02/12/2022, às 09h24 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo


Não tem nada como a nossa casa, não é mesmo? Esse sentimento incomparável de chegar em casa não é à toa, afinal é o espaço em que passamos grande parte da nossa vida e merece, sim, uma atenção especial. E é isso que propõe o Feng-Shui, uma cultura milenar chinesa que se utiliza de métodos, elementos, energias e cores para ativar o Shi positivo nos ambientes, na família e na vida pessoal. Essa filosofia acredita que o ambiente em que estamos inseridos impacta a nossa forma de viver. Fatima Gomes, Dra. Holística, graduada como maestra nas áreas de Angelologia, Numerologia, Maestra em Feng-Shui e entre outras áreas das ciências místicas, holísticas e esotéricas, mãe de Eduardo, Enrique e Erika, explica: “Em suma, o Feng-Shui visa alcançar uma influência positiva do espaço nas pessoas que o ocupam”.

“A antiga prática geomântica foi desenvolvida há mais de 3.000 anos na China e revela como equilibrar as energias do lar para garantir a saúde e a felicidade de quem vive lá com base em cores e arranjos espaciais. Feng-Shui significa literalmente ‘vento’ e ‘água’ e na cultura oriental, esses elementos estão associados à boa saúde e prosperidade. Como resultado, ter um bom Feng-Shui significa sentir-se em paz em sua casa”, acrescenta. E quando o assunto é quarto do bebê isso é ainda mais importante, uma vez que essa ciência ajuda a promover um forte crescimento, além de colaborar com a qualidade do sono

Latas de tinta
Cada cor no Feng Shui representa um aspecto! (Foto: Getty Images)

Cada coisa no seu lugar

A especialista aponta cinco elementos a serem considerados para criar um ambiente calmo de Feng-Shui no quarto do seu filho, que também estimula o desenvolvimento vital em todas as áreas (afetiva, social, intelectual, física e espiritual): cor, decoração, iluminação, colocação do berço e ordem/desordem. 

  1. Cor:Os tons escolhidos para este canto são um fator importante, já que o humor, a emoção e a energia são frequentemente afetados pela cor. Combinações de cores suaves como verde e azul, branco e bege, ou rosa e amarelo estimulam o sono, enquanto cores brilhantes como vermelho ou laranja são consideradas ativas e podem manter seu bebê acordado. O rosa pálido pode nos fazer sentir mais passivos e o azul pode estimular a comunicação. O amarelo está associado à memória e bons sentimentos enquanto o verde é para saúde e crescimento”. 
  2. Decoração: “Como o Feng-Shui é baseado em elementos naturais, é importante escolher madeiras e materiais naturais (algodão, seda, linho e bambu) em vez de plástico ao comprar móveis, brinquedos e decorações diversas” e se segue a mesma regra para roupas de cama e outros objetos ali presentes
  3. Iluminação: “Os praticantes desta filosofia sugerem o uso de luz natural sempre que possível. No entanto, na hora de dormir, escureça o quarto. Por quê? Lembre-se, não havia luz no útero. Seu recém-nascido está mais acostumado à escuridão do que à luz”. 
  4. Colocação do berço: “A regra número um é não colocar o berço ao lado de qualquer móvel alto e pesado ou pendurar qualquer coisa nele. Além disso, é necessário evitar a todo custo colocar o berço no centro da sala. O bebê ficará mais confortável dormindo ao lado de uma parede sólida em pelo menos um lado do berço e se puder colocar no canto (com duas paredes) é ainda melhor”. 
  5. Ordem: “Quem gosta de ter tudo jogado no chão? Ninguém! Esse pensamento é igualmente válido para o quarto do bebê, principalmente se queremos que ele cresça em um ambiente imbuído de paz e harmonia. A desordem impede que as melhores coisas em nossas vidas se desenvolvam porque limita nosso pensamento e pode ser emocionalmente desgastante”. 

Um norte

O objetivo dessa arte é justamente proporcionar maior bem-estar e fazendo isso na sua casa, não somente seu filho, mas toda a família é beneficiada. Nesse sentido também é importante cuidar do “centro da sua casa”, o cômodo onde a sua família se reúne, já que é o local de onde as outras áreas da sua casa obtêm energia. Para estimular esse hábito, o Feng-Shui utiliza de Baguá ou Pa Kua, um mapa da casa que inclui as energias da residência, funcionando como uma bússola. “É um espelho octogonal, de origem oriental, no qual são desenhadas as trigramas I Ching usados ​​no Baguá tradicional e, no centro dele é colocado um espelho que substitui o símbolo Yin-Yang”. Existem três tipos de espelhos, plano, côncavo e convexo.

  • Côncavo: “Espelhos de Baguá ou Pa Kua afundados no centro: absorvem as más energias de fora e as dispersam. Isso significa que essa agressividade externa vai se dissolvendo aos poucos”.
  • Convexo: “Espelhos Baguá ou Pa Kua elevados ao centro: reflete e dispersa as más energias. Isso significa que a agressividade será enviada novamente para fora, distribuindo-a”.
  • Plano: “Espelhos planos de Baguá ou Pa Kua: devolvem suavemente a energia à sua fonte, mas são menos eficazes. Os dois primeiros são os espelhos Baguá ou Pa Kua do Feng-Shui mais poderosos”. 

Esse espelho inclui nove “guás”, são eles: Trabalho (profissão – cor preta); Amigos (cor cinza); Criatividade (cor branca); Relacionamento (cor rosa); Sucesso (autoimagem e visão de mundo – cor vermelha); Prosperidade (cor roxa); Família (cor verde); Espiritualidade (cor azul); Saúde (centro do Baguá). Todos eles influenciam nossa vida e devem ser pontos de atenção.

O Feng-Shui também é composto de cinco elementos: Madeira, Terra, Água, Metal e Fogo e a especialista Fatima Gomes explica cada um deles.

Madeira

  • Energia: “Representa a energia quente da primavera. A energia na madeira funciona da mesma forma que em uma árvore, do tronco aos galhos a energia sobe e sobe e então é como se nos reunisse em um abraço. Uma casa inteira de madeira é aconchegante e dá vontade de ficar”.
  • Elementos “madeira”: móveis de madeira, pisos, portas e acessórios. Imagens, pinturas e motivos florais. Tons verdes e azuis.
  • Dica do Feng-Shui: “Aumente o elemento madeira quando quiser iniciar novos projetos”

Terra

  • Energia: “Representa a energia estável do centro da Terra. Uma casa de aldeia feita de pedra, adobe, barro, tijolo… Transmite-nos estabilidade porque a energia da terra desliza no plano e faz-nos assentar. Se tivermos pouco elemento terra em casa sentiremos que a vida flui rápido demais e que tudo nos escapa, enquanto terra demais nos dará a sensação de que estagnamos, que o tempo passa e nossa vida é sempre a mesma”. 
  • Elementos da terra: formas retangulares, quadradas e linhas horizontais ou superfícies planas. Construções de pedra, barro, tijolo e telhas. Objetos cerâmicos e pisos cerâmicos. Tons de terra com amarelos e ocres.
  • Dica do Feng-Shui: “Aumente o elemento terra quando precisar de estabilidade em tempos de mudança”. 

Água

  • Energia: “Representa a energia transmitida pelo inverno. A água vai nos dar movimento, faz tudo fluir mais rápido, nos dá aquele toque que precisamos estimular. Um pouco de água é bom, mas em excesso parece que tudo está saindo do controle”. 
  • Elementos “água”: todos que contêm água circulante (fontes, lagos…), superfícies refletoras como vidros ou espelhos e tudo o que é brilhante. Formas arredondadas e amorfas. Tons escuros como preto, cinza ou azul marinho.
  • Dica do Feng-Shui: “Aumente o elemento água quando você se sentir preso e precisar de uma mudança e quiser que algo aconteça na vida”. 

Metal

  • Energia: “Representa a energia do outono. O metal concentra a energia, nos faz olhar para um ponto, nos ajuda a fixar nossa atenção em algo. Muito metal pode nos deixar muito frios, não nos dá paz de espírito ou segurança, pode até parecer que estamos sendo observados”. 
  • Elementos “metal”: todos os metais  (prata, ouro, alumínio, ferro, cobre…), cristais naturais, minerais e rochas de granito ou mármore. Superfícies irregulares e imagens de ondas e nuvens. Tons brancos e pastel.
  • Dica do Feng-Shui: “Aumente o metal quando precisar de foco, disciplina e liderança”. 

Fogo

  • Energia: “Representa a energia vital do verão que transmite força e comunicação. O que o fogo faz é subir e estimular a energia para cima. Um pouco de fogo nos dará o toque que precisamos para nossa vida social, para sermos animados com o desejo de viver, conversar e sair. Muito elemento fogo nos deixaria irascíveis, zangados”. 
  • Elementos “fogo”: as luzes (luz solar natural ou luz artificial de velas e lâmpadas). Imagens, figuras ou imagens de paisagens com luz ou animais. Acessórios de couro e tecidos como couro ou lã. Formas de triângulo, pirâmide ou cone. Tons vermelhos.
  • Dica do Feng-Shui: “Acenda mais fogo quando precisar trabalhar a expressividade”.

Fatima garante: “O mais importante é cuidar das cores que escolhemos para cada ambiente da nossa casa, assim como também os elementos que inserimos em nosso lar. Pois com estas duas combinações de extrema importância se pode trazer energias que equilibram ou energias que desequilibram nossa estabilidade e assim afetando o nosso lar”. Assim, para o quarto do seu filho, Fatima recomenda ter bastante luz, móveis de madeira, fibras naturais e cores neutras. Os elementos do Feng-Shui são um ótimo caminho para proteger o bebê desde cedo. 

Quarto do bebê
Saber o que cada elemento do Feng Shui representa pode ajudar na hora de decorar o quarto do seu filho! (Foto: iStock)

Dicas para organizar o quarto do bebê

  • Regra das gavetas: o que você mais utiliza, deve ficar na parte de cima, assim como o que você menos utiliza, na de baixo.
  • Tenha à mão o kit de higiene básico necessário para trocar o bebê. Deixar em potes é uma boa solução pra manter organizado.
  • Etiquete as gavetas com o que tem lá dentro: vestido, calça, casaco, macacão, bodies… Assim fica mais fácil achá-los.
  • Aposte em divisores de gavetas, assim fica mais fácil separar os diferentes tipos de peça e evita desarrumá-los.

Como garantir uma melhor noite de sono para o bebê

  • Estabeleça uma rotina para o seu filho, com cochilos durante o dia e não muito no fim da tarde 
  • Ao longo do dia, deixar os ambientes claros, com sons e movimentos na casa e a noite, diminuir a luz e deixar o ambiente calmo
  • Defina horários de acordar e dormir todos os dias e respeite-os
  • Siga uma rotina pré-sono, que inclui banho, massagem, música e/ou outros rituais para que seu filho entenda que é hora de dormir

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 2022


Leia também

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Carol Celico - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"

Wanessa Camargo surpreende filho com presente inusitado - Reprodução/Instagram @wanessa

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Viúva de Elvis fala sobre reencontro com filho - Reprodução/Instagram

Família

“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley

Giovanna Ewbank revela que filho gastou dinheiro dela em conta bancária - Reprodução / Instagram / @gioewbank

Criança

Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, vive em zona rural de São Paulo - Reprodução / Instagram / @maffeismariana

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Fernanda Vasconcellos e Romeo - Reprodução/Instagram

Bebês

Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção

Bebês gêmeos - Bebês gêmeos Foto:(Reprodução/iStock)

Bebês

Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!