Bebês

Veja como saber a cor dos olhos do bebê durante a gravidez

Parece mentira, mas não é; entenda como!

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Sim, você não leu errado. Existe um cálculo que você faz baseado na cor dos seus olhos e na do seu parceiro e você pode descobrir qual provavelmente será a cor do olho do seu bebê. Incrível, né? Há um tempo atrás, é provável você ter aprendido genética na escola e sabe que existem nossos genes dominantes e recessivos. Mas calma, não precisa fazer “Aa” para descobrir. Nós já temos os resultados prontos para você. Dá uma olhada:

Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro olhos verdes, o bebê tem 50% de chance de nascer com olhos castanhos, 38% verdes e 12% azuis. Agora se um do casal tem olho azul e o outro castanho, a chance fica em 50% para cada opção. Porém, se o seu parceiro e você têm olhos verdes, a chance é de 75% verdes, 24% azuis e 1% castanhos. Bem acirrado! Quando os dois têm olhos azuis, existe 99% de possibilidade do bebê nascer com o olho azul e apenas 1% de um olho verde.

Caso um tenha olho verde e o outro azul, a probabilidade segue em 50% para cada. Agora se os dois têm os olhos castanhos, fica 75% castanho, 19% verde e 6% azul.

E aí, já sabe qual vai ser a cor dos olhos do seu bebê?

Mais curiosidades sobre os olhos

Os bebês nascem, geralmente, com olhos claros por causa da melanina. Ela é um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo. “A quantidade de melanina na íris, a parte colorida dos olhos, determina qual será a cor deles,” afirma Douglas Fredrick, pediatra e oftalmologista no Stanford Children’s Health no Palo Alto, Califórnia.

A genética controla a quantidade de pigmento que uma pessoa acumulará no corpo. O DNA herdado pelo seu bebê é o responsável por ele ter olhos dele azuis, castanhos, verdes ou de qualquer outra cor. Ele, provavelmente, nascerá com a íris azul (os olhos não produzem muita – se produzirem alguma – melanina enquanto o bebê está no útero).

Depois do nascimento, a luz natural acaba por estimular a produção de melanina, e esse é o porque da cor dos olhos poder se tornar mais escura ou mudar com o