Vídeo: Recém-nascidos são transferidos para abrigo anti bomba na Ucrânia
A guerra que se iniciou entre Rússia e Ucrânia deixou diversas família desabrigadas
Resumo da Notícia
- A Rússia está em guerra com a Ucrânia
- Diversas famílias estão desabrigadas
- Recém-nascidos foram transferidos para um lugar seguro
A guerra entre Rússia e Ucrânia deixou diversas famílias desabrigadas, muitos moradores querendo fugir do local para conseguir se salvar. Em meio a todo esse caos, alguns recém-nascidos precisaram ser transferidos para um abrigo anti bomba, após o Hospital Dnipro ser atingido no conflito.
Cerca de 6 bebês que estavam em atendimento precisaram ser encaminhados para a zona antibomba do hospital. Em vídeo publicado pelo New York Times é possível ver enfermeiras cuidando dos recém-nascidos, alguns inclusive com balões de oxigênio. Em camas improvisadas, os bebês que tem entre horas e no máximo um dia de vida já vivenciam um dos piores cenários do país ucraniano.
Até o momento, o número de mortes já ultrapassa 130 e pelo menos 316 ficaram feridos após ataque das forças russas. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou um ataque contra a Ucrânia na última quinta-feira. A Rússia e a Ucrânia vivem uma antiga história de conflitos.
Ao longo dos séculos, a Ucrânia fez parte de impérios, sofreu inúmeras invasões, foi incorporada pelos russos e pelos soviéticos, se tornou independente, mas nunca resolveu por completo sua relação com a Rússia. A Ucrânia é uma ex-república soviética, tem laços sociais e culturais com a Rússia, e o russo é amplamente falado por ucranianos. Além de fazer fronteira com os russos, a Ucrânia também é vizinha da União Europeia. E a possibilidade de aproximação da Ucrânia com instituições europeias e a Otan aumentou ainda mais a tensão entre os dois países.