Publicado em 07/12/2022, às 07h01 por Taís e Roberta Bento
Não é só você que está cansada. Realmente o desafio para mães, pais e professores se tornou maior quanto mais o tempo foi passando. O período de estresse prolongado que vivenciamos nos últimos três anos deixou uma série de questões com as quais, muitas vezes, parece impossível lidar. Tudo isso é compreensível e real.
O que precisamos rever é o quanto estamos transferindo para nossos filhos o que deveria ser tratado entre os adultos. Sim, podemos explicar para nossos filhos que estamos nos sentindo sobrecarregados e que precisamos de ajuda. E isso deve ser uma verdade em todos os sentidos: você precisa buscar ajuda se percebe que está no seu limite. Ou melhor, antes de chegar a esse ponto. As crianças precisam sentir que continuam seguras, que você só está precisando de um tempo para cuidar de si e que vai passar.
Nossos filhos não sabem processar mudanças radicais geradas por nosso estado emocional. E nem é justo que precisem passar por isso. Na cabeça das crianças, elas têm culpa do desequilíbrio emocional que os pais sofrem, especialmente quando isso gera grandes mudanças na rotina da família. Para evitar que seu filho tenha que lidar com mais esse estresse, além do que está vivendo ao longo deste ano para reaprender a conviver socialmente, na escola, você precisa encontrar tempo para se cuidar.
Tudo bem desacelerar, buscar o equilíbrio do tempo e quantidade. Deixe de lado a busca pela perfeição. Coloque seu foco em buscar somente o equilíbrio e aceitar o bom como sua melhor opção. Conte com a ajuda de familiares e amigos, para que possa ter alguns momentos só seus. Peça socorro para a escola e conte conosco também em relação à rotina de estudos do seu filho. Só não deixe que seu filho pense que a escola ou o aprendizado formal é a causa do esgotamento que você está sentindo.
A escola e a aprendizagem devem ser parte da solução, nunca do problema. Você vai ficar mais aliviada assim que conseguir inserir ao longo da semana alguns momentos só seus. Esse é um ótimo primeiro passo para você trazer seu equilíbrio de volta. Lembre-se de que você conseguiu chegar até aqui porque tem, sim, muita força aí dentro.
A entrada na reta final do ano letivo é um período que normalmente já gera ansiedade. Seja pelo cansaço que se acumulou do ano, seja pela expectativa das férias que estão por vir. Pese em tudo o que você conseguiu superar para chegar até aqui. Não foi pouco. Você consegue, sim, caminhar só mais um pouquinho. Tem bastante aprendizado para seu filho nesse período que parece curto até o final do ano. E vocês vão dar conta sim!
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Família
Suposta filha de Leonardo explica por que desistiu de fazer teste de DNA