O desafio de educar filhos nos dias atuais

A vida moderna trouxe novas questões e deixou ainda mais clara a necessidade de assumir as rédeas da sua vida

Você pode achar que o sentimento de que está difícil, pesado, complicado demais vem dos comportamentos desafiadores que seu filho tem, seja em casa ou na escola. Mas essa é uma inversão da causa e consequência. Os comportamentos que geram tanto estresse na relação com a escola, com os colegas ou com a própria família são consequências e não a causa de todo estresse.

Nossos filhos continuam tendo as mesmas demandas que nós, porém o mundo mudou e a realidade também
Nossos filhos continuam tendo as mesmas demandas que nós, porém o mundo mudou e a realidade também (Foto: Getty Images)

Pare um pouco e pense no quanto sua vida é hoje diferente da vida que seus pais tiveram. Muitas das situações que geravam um sentimento de “educar junto” já não existem mais. E hoje os pais acabam sentindo o peso que “educar sozinho” realmente tem. Há um provérbio que diz “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Ele continua sendo verdadeiro em termos de premissa. Porém, a realidade da vida moderna nos deixa sem a “aldeia” que antes se formava em torno de cada família.

Quando a mulher conquistou o mercado profissional, não veio junto uma alternativa para o tempo que antes era dedicado à educação dos filhos. Ao mesmo tempo que pai e mãe passam horas longe de casa, trabalhando, tivemos outras mudanças na sociedade. Aquela relação de família que estabelecíamos com o vizinho também se foi. Não é somente na sua casa que todos estão fora o dia inteiro. No apartamento ao lado também. Além disso, questões de segurança nos fizeram mais fechados dentro do espaço em que moramos.

Aquele senso de pertencer à rua ou prédio onde moramos, aos poucos, vai deixando lugar para a briga por mais espaço na garagem ou por menos barulho na casa ao lado. Como se esses dois fatores, pais trabalhando e vizinhos que não se relacionam, não fossem o suficiente, temos também a mudança no próprio mercado de trabalho. É comum que profissionais mudem de cidade para dar continuidade à carreira ou empreender. E assim, acabamos simultaneamente longe da família, sem aquele contato carinhoso e íntimo com os vizinhos e ambos trabalhando fora de casa.

Ufa, uma diferença e tanto para a realidade que nossos pais tiveram quando éramos crianças. E sabe qual o grande desafio? A necessidade de nossos filhos não mudou! Que saudade dos fins de semana em que fazíamos tanta coisa junto dos pais, avós, tios e primos. Hoje, estalamos o dedo e lá se foi o feriado. Piscamos os olhos e lá se foi mais um semestre. Olhamos para nossos filhos dormindo e lá se foi aquele bebê.

A única saída é olhar de fora, retomar a rédea da própria vida e não deixar que sejamos levados pelo tsunami de compromissos impostos por um ritmo de vida que não nos permite viver a família e educar nossos filhos! Construa sua rede de apoio. Escola e amigos são essenciais. E nós, junto com a Pais&Filhos, estaremos sempre aqui, junto com você, para compartilhar este que será sempre o desafio mais gratificante da sua vida: educar um filho para ser feliz!