Para planejar uma viagem futura: Park City é roteiro obrigatório nos Estados Unidos

Desde a gastronomia até as atividades para lazer valem a pena! E ainda tem o charme da paisagem, com as montanhas cheias de neve

**Texto por Patrícia Maldonado, jornalista, mãe de Nina e Maitê

A Park City fica nos Estados Unidos e oferece várias atividades na neve para os turistas (Foto: Arquivo Pessoal)

Se você gosta de neve, esporte, natureza, viagem em família e nunca foi a Park City não sabe o que está perdendo! A cidade que fica no oeste dos Estados Unidos, no estado de Utah, tem milhares de atrações para todas as idades! Acabei de voltar de lá com minhas filhas (de 9 e 10 anos) e o marido e foi simplesmente uma das melhores viagens de neve que já fizemos nos EUA!

De esqui a gastronomia, de museu que conta a história dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 a grandes centros de compras. Tudo é possível na cidade charmosa que fica a apenas 35 minutos de carro do aeroporto internacional de Salt Lake City. A fama de Park City, aliás, é internacional. Fazia tempo que eu lia, em sites especializados em viagens de inverno, que a cidade é conhecida por ter a melhor neve dos EUA.

Outros vão além: dizem que trata-se da melhor neve do mundo! O fato é que essas informações, que parecem exagero, fazem sentido se a gente voltar para as aulas de ciências e foi o que eu fiz com as crianças antes de decidir pela viagem! Descobrimos que lá pertinho está o Great Salt Lake, o famoso lago de sal que retira a umidade da frente fria fazendo com que os flocos caiam sequinhos e leves. Resultado: neve fofa, perfeita para a prática esportiva.

Você pode planejar uma viagem futura para o Park City, para aproveitar a neve em família (Foto: Arquivo Pessoal)

Por tudo isso, como já estamos vacinados por aqui, fizemos as malas no Spring Break (que é quando as crianças ficam uma semana sem aula) e embarcamos rumo a dias de aventura! De cara, quando chegamos, o que nos encheu os olhos, óbvio, foram as montanhas branquinhas cobertas por essa neve fofa, mesmo a gente estando já na primavera aqui nos Estados Unidos. Já com nossos equipamentos de esqui e no alto das pistas (Park City Mountain e Deer Valley; ambas com opções para todas as idades e níveis no esporte) o que encanta é poder praticar um esporte em meio a árvores cobertas de neve. É lindo demais!

Saindo das pistas descobrimos outras atividades que não posso deixar de compartilhar: o Parque Olímpico de Utah, que guarda a herança olímpica do estado (e onde fica também o museu do esqui, com muitas atividades interativas) e o Woodward, um parque com atividades outdoor (a que mais gostamos de praticar lá foi o tubing: nada mais é que usar uma boia gigante para escorregar numa pista coberta de neve) e indoor (numa área protegida do frio é possível pular em trampolins gigantes e descer rampas de madeira com skates e mountain bikes que podem ser alugados lá mesmo).

Agora…vamos combinar que tanta atividade dá fome, né? E, nesse quesito, como eu disse antes, Park City é uma ótima pedida! Encontramos desde coxinha acompanhada da nossa legítima caipirinha num restaurante de donos brasileiros até hambúrguer de carne de búfalo. E teve ainda pizza feita no forno a lenha, massas caprichadas acompanhadas de cerveja artesanal (que saboreamos numa tenda super exclusiva, montada ao ar livre – com cobertores a disposição e trocados a cada novo cliente) e muito mais! Voltamos de Park City com a sensação de que, apesar de termos aproveitado muito, ainda falta bastante coisa para conhecer na cidade! O que significa que ano que vem iremos pra lá de novo!