Cuidando do corpo com amor: o significado do ascendente

O instante do nascimento é um momento mágico e poderoso. Marca o início da vida em sociedade, quando a criança respira sozinha, a primeira coisa que vemos. Por isso o Ascendente é como vamos nos manifestar, nosso corpo e nossa identidade social

Início de ano e que tal começar cuidando do seu veículo? Como você vê seu corpo? Como você cuida dele? O corpo físico é o nosso templo, é o santuário que guarda nossa alma. É nosso cartão de visitas, nosso filtro, como vemos o exterior e como expressamos quem somos.

O ascendente se refere a nossa marca no mundo
O ascendente se refere a nossa marca no mundo (Foto: Shutterstock)

Na Astrologia, o Ascendente revela o caminho que escolhemos para nos colocarmos no mundo, nosso papel no nosso núcleo familiar e também regiões no nosso corpo que pedem atenção e cuidado.

Ele é indicado pelo signo que ascendia no horizonte no horário de nosso nascimento. Ele marca o momento em que a energia cósmica entra no nosso corpo através da primeira respiração, por isso só é possível identificar o Ascendente pelo horário exato de nascimento.

O instante do nascimento é um momento mágico e poderoso. Marca o início da vida em sociedade, quando a criança respira sozinha, a primeira coisa que vemos. Por isso o Ascendente é como vamos nos manifestar, nosso corpo e nossa identidade social.

Claro que planetas na casa onde se encontra o Ascendente (Primeira Casa) afetam diretamente esse tema. Na Visão Sistêmica é o papel que temos perante nosso núcleo familiar e a imagem que iremos passar de como queremos ser vistos.

Desenvolvemos essa forma de nos colocar no mundo entre 14 e 21 anos. Dos 0 aos 7 elaboramos nossa Lua, nossas emoções. Dos 7 aos 14 anos nosso Sol, nossa identidade e dos 14 aos 21 o Ascendente, nossa marca no mundo. Por isso, é tão forte a imagem que criamos do nosso próprio corpo nessa faixa etária.

Quer saber um pouco mais?

Aqui estão algumas características do Ascendente nos Signos:

  • ÁRIES – caminho da Coragem e a função de ir em busca dos seus objetivos. Cuide com amor da região da cabeça;
  • TOURO – caminho da Segurança e a função de ter alegria de viver. Cuide com amor da garganta e pescoço;
  • GÊMEOS – caminho do Conhecimento e a função de ouvir e conectar. Cuide com amor do sistema respiratório, pulmões, braços, mãos;
  • CÂNCER – caminho da Sensibilidade e a função de passar a história adiante. Cuide com amor dos seios/peito, estômago;
  • LEÃO – caminho do Poder Pessoal e a função de criar e liderar. Cuide com amor do coração e das costas;
  • VIRGEM – caminho do Servir e a função de viver com bem estar e saúde. Cuide com amor do intestino;
  • LIBRA – caminho da Empatia e a função de viver relações harmônicas. Cuide com amor dos rins, abdômen, pâncreas;
  • ESCORPIÃO – caminho da Transformação e a função de trazer à tona o que precisa ser transformado. Cuide com amor dos órgãos genitais;
  • SAGITÁRIO – caminho da Exploração e a função de ir além e se expandir. Cuide com amor dos quadris, coxas;
  • CAPRICÓRNIO – caminho da Construção e a função de realizar seus objetivos. Cuide com amor das articulações, ossos e joelhos;
  • AQUÁRIO – caminho da Liberdade e a função de fazer diferente respeitando o antigo. Cuide com amor dos nervos, tornozelos, canelas;
  • PEIXES – caminho da Compaixão e a função de levar a compaixão. Cuide com amor dos pés.

Cuide do seu Santuário! Observe como está: seu sono, sua alimentação, atividades físicas, lazer e autocuidado. Faça a reflexão: Tenho cumprido meu papel? Como eu gostaria de ser visto de uma forma que esteja alinhado à quem eu sou?

Eu sempre digo nas leituras, que o Ascendente seria como um Diretor de Marketing na empresa da nossa vida. Porque é ele que vai criar a nossa MARCA. Como está a sua?