O caminho para a Maturidade na Astrologia Sistêmica

“Todos passamos por esses setênios. Compreender como você vivenciou os seus, também pode te ajudar a compreender melhor cada fase de seus filhos”

Saturno é um tema que gosto muito na Astrologia. Fiz as pazes com o meu e me identifico com a energia prática e objetiva que ele traz. Na luz, ele representa uma energia que diz: “Ok, como vamos resolver isso agora? Ou agora que aprendeu com seu passado, como vai realizar seu futuro? Ele é o arquétipo das fases de vida, de lições, aprendizados, medos, crescimento e desenvolvimento de responsabilidade.

Entenda mais sobre Saturno na Astrologia Sistêmica
Entenda mais sobre Saturno na Astrologia Sistêmica (Foto: iStock)

A cada aproximadamente 7 anos ele ativa um novo ciclo quando em trânsito toca nosso Mapa Natal, até completarmos a jornada linear rumo à maturidade. É porque transitando pelo céu, a cada sete anos ele forma ângulos com a posição na qual estava no dia em que nascemos.

Todos passamos por esses setênios. Compreender como você vivenciou os seus, também pode te ajudar a compreender melhor cada fase de seus filhos. São períodos de grandes transformações e mudanças de valores, em que são comuns os conflitos de identidade, a descoberta de novos talentos e a tomada de consciência de nossos erros e acertos na vida.

Na Visão Sistêmica, a jornada de bem-estar, amor e tranquilidade acontece quando ressignificamos grande parte desses setênios. Quando aceitamos nossa relação com nossos pais, com o que nos aconteceu na infância e adolescência, com os relacionamentos, o equilíbrio entre dar e receber, a aceitação da família e por fim de toda a humanidade.

São chamados de “Cinco Círculos do Amor” e ressignificá-los compõem uma jornada de autocura, das fases da nossa vida, que formam um trajeto de conhecimento de si e de aceitação do próprio caminho, rumo a uma conexão sistêmica extremamente profunda e poderosa. Dá uma olhada na junção dos Setênios com a definição dos 5 Círculos do Amor na Astrologia Sistêmica:

  • Primeiro círculo – 0 a 7 anos: A vida emocional rumo à formação do Eu – o receber a vida dos pais – A criança está muito conectada à Mãe
  • Segundo círculo – 7 aos 14 anos: formação do Eu e intelecto – as experiências absorvidas na infância e adolescência – A criança está muito conectada ao Pai
  • Terceiro círculo – 14 aos 21 anos: fase de contestação – quando entramos nas relações e vivenciamos o dar e receber – Conexão com as pessoas e os primeiros relacionamentos.
  • Quarto círculo – 21 aos 28 anos: fase de descoberta do nosso papel no mundo e integração com o sistema familiar – Retorno de Saturno
  • Quinto círculo – a partir dos 28: a fase de produtividade e busca por pertencer. É o círculo da integração com a humanidade

E por aí  continua… Você já parou para refletir como foram seus setênios? Que tal fazer uma linha do tempo e olhar com amor para toda sua trajetória? Isso resume o significado de Saturno: reconhecer com amor as lições da vida que nos levam à maturidade.