Colunas / De olho no cotidiano

O discurso das jovens mães

jovemmae - Foto: Istock
Foto: Istock

Publicado em 11/05/2018, às 16h12 por Ligia Pacheco


Mês de maio é mês que se vê e lê muito sobre o “Dia das Mães”. Insistimos, com razão, no discurso de que todos os dias somos mães e que não confundam nosso dia com chá de panelas. Mas algo anda me surpreendendo no que percebo e leio: o discurso e a ação das jovens mães.

Por muitos anos, foi incutido em nós que ser mãe era padecer no paraíso. Era um elogio à maternidade, que era uma maravilha, tipo família de propaganda de margarina. Nem nos levavam a perceber que padecer significava ser atormentado, sofrer de, ser afligido por algo. E, se alguma mãe não se sentisse no paraíso, era levada a crer que estava sendo incompetente e a saída era se encher de culpas. Claro, todo mundo sabia que quem se dizia no paraíso escondia ou não percebia as suas mazelas. E quase todas as outras mães lamentavam-se em culpas. Esta parte não mudamos muito. Culpa.

A mãe tinha dedicação exclusiva à família. O seu projeto de vida já era traçado assim que casava. Não, isto não faz tanto tempo! Quando queimamos os sutiãs começamos a mudar a nossa mentalidade e muito avançamos desde então, não só como mãe, mas como mulher. Hoje a mulher tem o seu projeto de vida e ter filhos faz parte dele, mas não é ele. A mãe tem vários outros papéis além deste. Claro que, as mães de outrora tiveram muito mais contato e tempo com os filhos do que temos hoje. Por outro lado, os filhos tem hoje mães mais complexas, com multitarefas, com diferentes responsabilidades, o que tem também o seu lado bom. Antes, creio que as mães investiam mais em habilidades sócio-emocionais. Hoje as vejo com mais habilidades cognitivas e estão realmente incríveis. Ser empoderada é bom, mas também tem o seu preço. E é alto. E delegar os filhos não é nada bom. Eles precisam de carinho e tempo. O ideal é claro, seria um misto das mães antigas com as atuais.

Mas, o que gosto do discurso das jovens mães é a coragem com que expõem a realidade nua e crua da maternidade, quebrando paradigmas. Elas tem a ousadia de dizer que a maternidade não é esta maravilha toda, afinal todo bônus tem seu ônus. E é transparente, pois retrata a realidade. Como seria a propaganda de margarina da nossa família? Noto ainda, em alegria, que elas não dizem mais que os pais as ajudam. Não! Parceria faz parte do pacote. Afinal ambos tem projetos de vida próprios. E nenhuma mãe nasceu sabendo trocar fraldas, cuidar de umbigo, curar dor de machucado do corpo e da alma. Assim como os pais. E, se não nascemos sabendo, se aprende. E as mães jovens sabem disso. Gosto ainda, como elas buscam mais conhecimentos para educar os filhos, e como se desdobram para dar-lhes o melhor e protegê-los ao máximo. O propósito é lindo e válido, mas noto aqui muitos erros que parecem acertos nesta relação entre mães e filhos.

Mas, eu tiro o chapéu às jovens mães, tão autênticas e tão abertas a experimentar a maternidade assim como para mim ela é: uma experiência de amor indescritível, uma mudança na essência da  vida, uma realidade com altos e baixos, assim como o eletrocardiograma em sinal de vida.

Feliz dia das mães a todas! Às jovens mães e às maduras! Feliz todos os dias!

Leia também:

Por que ler “a parte que falta”  e “a parte que falta encontra o grande O”?

Você sabe qual tipo de leitura indicado para o seu filho?

Hora da leitura! 18 opções de livros para ler para bebês


Palavras-chave
Mães

Leia também

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada - Reprodução Instagram

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Anderson Leonardo morre e filha faz desabafo nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha