Colunas / Mãe em looping

Todo mundo erra e está tudo bem!

Precisamos dar o exemplo para os nossos filhos de que errar é humano - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 15/09/2022, às 09h14 por Geovanna Tominaga


Você já deve ter ouvido falar em “crença limitante”. Uma crença está relacionada a uma ideia na qual acreditamos. São pensamentos impostos pelo nosso mundo exterior, criados no período da infância e desenvolvidos ao longo da vida. Eles acabam se tornando nossas próprias verdades e, com o passar do tempo, moldam a nossa personalidade.

Luto na astrologia: explicações
Precisamos dar o exemplo para os nossos filhos de que errar é humano (Foto: Shutterstock)

Esta semana, eu ouvi a seguinte frase do meu filho: “Mãe, eu fiquei triste porque eu virei a peça errada”. Essa afirmação foi dita por um Gabriel cabisbaixo depois de uma partida de jogo da memória com o pai. Aquilo não deveria ser motivo de tristeza. Meu filho de 3 anos deveria estar feliz por ter brincado e se divertido com o seu “amigão”. Aquilo acendeu uma luz de alerta na minha mente. O que nós pais estaríamos fazendo para que ele sentisse que não poderia errar?

É muito comum usarmos frases prontas automaticamente, sem pensar no que estamos dizendo, e dessa forma acabamos perpetuando algumas crenças e comportamentos que não são nada saudáveis. Quando corrigimos demais uma criança, ela sente que tudo que o faz não está certo e, consequentemente, que ela não é certa.

É de pequeno que se cria sentimentos como o de pertencimento, aceitação, autoestima… Se tudo o que eu faço está errado, que tipo de pessoa eu sou? Que tipo de coisas eu mereço? É claro que para uma criança, esses pensamentos não são conscientes, mas eles acabam ecoando no coração de um ser ainda em formação e que não aprendeu a lidar com suas emoções. Resultado: ou a pessoa perde a motivação pelo fazer, ou tenta fazer tudo perfeitamente só pra agradar e sentir-se merecedor do amor e da atenção do outro.

Muitas vezes, nós pais dizemos coisas sem perceber, não temos consciência de quedas consequências que a linguagem que usamos impacta no desenvolvimento saudável dos nossos filhos. Precisamos prestar atenção em nossas palavras e atitudes porque certamente elas irão refletir na pessoa adulta que nossos filhos vão se tornar. Se o meu filho vira uma peça errada num simples jogo de memória, eu devo dizer amorosamente que daquele vez ele não encontrou a peça igual, mas que ele vai encontrar na próxima rodada. Eu também posso evidenciar o fato de que os outros jogadores (o Edu e eu, nesse caso…) também viramos peças erradas até encontrar a certa. E que tá tudo bem!

Nós tendemos a reforçar muito mais o comportamento negativo dos nossos filhos do que o positivo. Usando como exemplo o jogo da memória, em vez de fazer uma baita festa quando a criança acerta a jogada, nós acabamos por dar ênfase quando a criança erra. “Não era essa peça!”, “Você não viu que a carta igual estava ali?”, “Você não prestou atenção, não?”. São pequenos comentários que podem ser desastrosos na cabecinha uma criança que busca a atenção e o carinho dos pais.

Na próxima vez que você for brincar com seu filho, ou filha, preste atenção na sua linguagem e veja que pequenos ajustes você pode fazer pra ajudar o seu filho a se tornar mais resiliente, motivado, confiante e, consequentemente, um adulto mais feliz!

Assista ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Betho Fers e Erick Silva


Leia também

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Reprodução/Instagram

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’