Ciúmes de quem?
Mais velho ou mais novo, quem sente mais ciúmes?
Eu achei que saberia super lidar com o ciúmes.
Apesar de ter tido muito ciúmes das minhas irmãs (e talvez nunca ter expressado tanto isso), eu não era uma criança dramática e desesperada por atenção.
E, até entre eu e o marido, a gente tem uma conduta bem normal no nosso relacionamento. Com respeito e uma relação mútua de confiança.
Mas, e como lidar quando nada disso está no script na hora de criar filhos?
Percebe que, com eles, a gente acaba jogando-os no mundo no melhor estilo: “vai e se vira, seu irmão chegou.
Alguém trabalhou a cabecinha do filho mais velho para lidar com a chegada do filho mais novo? Eu me preocupei, mas, na prática, não fiz nada!
Hoje esta muito claro a sensação de ciúmes do meu filho mais velho. Poxa, de repente aparece outro e toma conta de tudo. Como fica ele, meu deus?
(Poderoso chefinha feelings)
O pequeno é o bebezão de três anos, o presepeiro da casa, o que fala “paCagaio” e “Morangotango” e “macurujá”. O que faz manha e olha pra você com cara do Gato de Botas.
A gente só pode morrer de amor, né?
Do outro lado, tem um menino de nove anos, cheio de questões, cheio de conversas e teorias. Cheio de ideias e assuntos para compartilhar. E quem olha pra esse menino grande quando o pequeno quer ser a estrela da casa?
Mas esse menino tem muito ciúmes de Rafa. E tenho certeza que Rafael tem ciumes do Gabi.
Claro, eu também teria. Ou seja, tudo certo e nada resolvido, é isso? Como a gente faz para entender, intervir ou deixar rolar a relação desses dois? Até onde nós, como pais, vamos intervir e quando vamos deixar que eles se entendam?
Eu não tenho a resposta. Cada dia é uma surpresa. Mas o que eu prezo, e cuido muito para não se perder, é que qualquer interação entre eles tenha sempre uma base de amor.
Leia também:
Comemorar é fundamental, mas a festa de aniversário é para a criança
Você pode mergulhar na cultura de outro país através da Mostra Viajar
Kim Kardashian revela que filha mais velha morre de ciúme do irmão