Publicado em 19/10/2022, às 08h23 por Nicole Berndt
Outubro é um mês de muitas conscientizações. Além do Outubro Rosa, tem uma galera que dedica os 31 dias do mês para criar e promover muita informação sobre o Consumo Consciente. Uma questão bem central que mudou dentro de mim quando iniciei minha “Jornada Sustentável” foi trazer a responsabilidade para mim, para nossa casa.
Primeiro, passei a questionar a própria palavra consumo. Consumimos o quê? Quanto mais do Planeta Terra temos para consumir? De forma que passei a me sentir desconfortável diante da palavra consumidor. Luto para que cada vez menos seja possível encaixar-me nela. Como assim Nicole? Nós consumimos o tempo inteiro. Pois é! Aí vai meu segundo ponto. Consumimos quando encaramos a natureza como um recurso. Se eu sou parte da natureza, logo, não posso mais vê-la ou tratá-la dessa maneira.
A natureza é um bem! Um bem precioso, múltiplo, diverso. Quando nos entendemos como “pedaços” dela, a exploração, o desmatamento, os venenos, a extração, o desperdício não cabem mais. Vivemos um outro tempo. A emergência climática deixa claro e ainda nos dá um certo espaço para refletirmos e criarmos um jeito diferente de viver.
Terceiro, esses “espaços” estão diminuindo dia pós dia. Eventos que aconteciam há cada 50 anos, passaram a acontecer a cada 25, a cada 10, e agora a cada 5… Como escreveu David Wallace-Wells no livro “A Terra Inabitável. Uma história do Futuro”. A ciência já afirmou com todas as letras, em relatórios como o IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – que a causa somos nós para tamanhos avanços das mudanças no clima.
Ou seja, voltamos para o consumo. Sim, ele é uma realidade cruel e ameaçadora. E “ele” somos nós! Quem define quais produtos vão encher as prateleiras dos supermercados e as araras e prateleiras das lojas? Somos nós. E se você está comigo na “ponta de cá”, reduzindo sua pegada, desperdiçando menos, reutilizando o que você tem, compartilhando mais…
Aí quem sabe poderemos ter mais espaço para dar mais espaço para que a regeneração da natureza aconteça, que as lixeiras desapareçam e, que a palavra consumidor se esvazie de sentido. Concluo indicando o trabalho do Instituto Akatu que sempre produz conteúdos relevantes dentro deste tema. Conheça mais aqui!
O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista