Educação infantil: saiba a importância do contato com a natureza na aprendizagem do seu filho

Com um ambiente repleto de novidades, o Arqui Maristinha explora propostas diárias na educação, que contribuem para o desenvolvimento cheio de experiências ricas e inovadoras para as crianças

Resumo da Notícia

  • Veja as novidades do Colégio Marista Arquidiocesano para a educação infantil
  • Saiba como a natureza pode auxiliar no aprendizado do seu filho
  • Entenda o processo de revitalização

Não é novidade que brincar e viver experiências na natureza trazem vários benefícios à saúde das crianças, além de fortalecer a importância de explorar o meio ambiente. Mas e se tudo isso fosse trazido para dentro da escola? Com as atividades diárias, os avanços podem ser imensos para o aprendizado, que contribui em um olhar mais focado, concentrado e observador.

-Publicidade-
Veja as mudanças no Arqui Maristinha (Foto: Divulgação)

A partir de uma série de estudos e análises com os profissionais do Grupo Marista, o Arqui Maristinha no Colégio Marista Arquidiocesano passa a ter uma revitalização focada em ambientes integrados com a natureza, além de serem arejados, iluminados, amplos, funcionais, seguros e coloridos, trazendo diversos benefícios para a aprendizagem e educação infantil.

Segundo Rosana Marin, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, todas as mudanças ajudam no desenvolvimento. Para os espaços já existentes, a modernização tomou conta da brinquedoteca, biblioteca e salas-ambiente. “Utilizando uma área antes destinada à quadra esportiva, foi construída uma área recreativa com bosque, brinquedos que estimulam o desenvolvimento psicomotor, local para lanche e, principalmente, para favorecer a observação, experimentação e exploração das crianças para o ambiente natural, contendo terra, areias, água e muito verde!”, explica. “Foram construídas também quadras para esporte infantil, espaços para arte, refeitório e cozinha experimental no próprio prédio das crianças”.

Potencializando a educação

Com uma abordagem diferente na hora do ensino, a revitalização do novo Arqui Maristinha também intensificou o corpo docente para as atividades do dia a dia com as crianças. “Entendemos que todas as nossas ações e todos os espaços escolares são educativos. Quanto mais pudermos oportunizar elementos que favoreçam o olhar sensível, a criatividade, a independência, a expressão livre das nossas crianças, mais favorecemos o seu desenvolvimento de forma potente e integral”, comenta Rosana. “Ter espaços adequados, prazerosos e funcionais viabiliza as ações pedagógicas, contemplando um planejamento diversificado e que respeite o ritmo de cada criança”, completa.

A natureza faz um super diferença na educação infantil! (Foto: Divulgação)

Pensando na natureza como um atributo importante na educação infantil, ela beneficia a melhora na saúde física e mental, aprendizagem, desempenho escolar, além de reduzir sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, estimulando o convívio social. Quando as crianças passam mais tempo em contato com o meio ambiente, elas exploram mais e aumentam a possibilidade de descobertas do mundo ao seu redor.

“A natureza é um rico universo de aprendizagens. Por ser um espaço prazeroso e misterioso, é natural que desperte na criança a alegria de pertencer e cuidar dele, aprendendo sobre sustentabilidade, ciclo de vida, origem dos elementos, cuidado, respeito, amor, cooperação, colaboração, resistência, persistência, solidariedade e resiliência”, comenta a coordenadora.

Desenvolvimento saudável na infância

Com um olhar atento aos valores humanos, além do cuidado com o emocional das crianças durante o desenvolvimento, cada detalhe importa! Pensando nisso, tanto a postura dos educadores, como a nova estrutura do colégio, fazem (muita!) diferença. “As novas instalações favorecem, à medida que oferecem maior integração, prazer de estar com os colegas, brincando, criando, transformando, divertindo-se, expressando-se, sensibilizando-se e, sobretudo, sendo criança!”.

As crianças aprendem a ressignificar brinquedos e brincadeiras (Foto: Divulgação)

A partir de um universo de possibilidades, seu filho aprende brincando e repleto de riquezas naturais. Para alunos de 1 a 7 anos, a área revitalizada é de aproximadamente 3 mil m², que proporciona um ambiente de aprendizados, preparando as crianças para o mundo. “A natureza é um rico espaço que também alimenta o imaginário infantil e favorece à criança criar e ressignificar  brinquedos e brincadeiras. Um espaço que lhe traz elementos que podem se transformar no que ela desejar – pedras, folhas secas, flores, sons, terra, insetos — favorecendo brincadeiras mais criativas, interessantes e cooperativas”, conclui. Para saber mais sobre as novidades da escola, é só clicar aqui.