Publicado em 19/09/2023, às 07h27 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho
Você vai ser impactado inúmeras vezes a partir de hoje com notícias, propaganda, redes sociais sobre o Dia das Crianças. Fato. É uma data comercial muito importante no Brasil e isso atiça forças “de outro mundo”. De um lado, as campanhas com propagandas de brinquedos, de passeios e atividades para comprar ou levar as crianças. Ainda mais que neste ano, 12 de outubro será o primeiro dia de um feriadão.
Do outro lado, muito conteúdo sobre fazer um Dia das Crianças sem brinquedo, slow, perto da natureza e longe das telas. Aqui nesta coluna – óbvio – a gente vai defender que você priorize as brincadeiras. Afinal, é nisso que acreditamos. Porém, pensei melhor e percebi que toda esta enxurrada de comunicação é voltada para nós, adultos. Para o que a gente acha ou deveria achar bom no Dia das Crianças. E as crianças?
Sério. Não vale repetir aquilo que virou verdade, só porque todo mundo fala: “Criança gosta é de brinquedo”. Ou: “Ela só vai ficar no celular”. Será que é só isso mesmo? Acredito sinceramente que tem alguma criança por aí que gostaria de tomar banho de mangueira. Outra que iria querer ter sorvete no café da manhã. Outra que gostaria de ir à praia. Ou ficar o dia todo brincando com o cachorro no quintal.
Tem criança que gostaria de um parquinho; outra que prefere ler gibi a tarde toda. Estou certa que tem criança que vai querer curtir um game, uma sessão de filme, um macarrão instantâneo ou um rio de chocolate. Mas tem criança que vai preferir chutar bola, trazer os amigos em casa e comer peixe e tomar suco de jambu, deitada na rede.
O que eu tenho mais certeza ainda é que nenhuma criança vai querer trabalhar forçada, ser esquecida, não ser ouvida, não ser querida neste Dia das Crianças. Toda criança é diferente, mas toda criança é criança e deseja ser criança com um adulto querido por perto. De resto, meu convite é que de hoje até o dia 11 de outubro você olhe para sua criança, preste atenção no que ela gosta e, se puder, faça com ela uma coisa – só uma pelo menos – que ELA queira no dia dela. Bora?
P.S. – Quer saber? Mentira! Menti para vocês! Não consigo não levantar a bandeira da brincadeira e de brincar junto no Dia das Crianças. Me desculpem. Então, façam o que fizerem, escolham o que escolherem, mas tire o restinho do tempo de ler esta coluna para pegar nossas dicas de brincadeiras e fazer – ao menos uma por dia – durante o feriadão das crianças neste ano.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista