Ideias de brincadeiras para ensinar números e cores para o seu filho

Os jogos são bons aliados na hora de ensinar cores e números para as crianças. Veja como você pode tornar esse momento de aprendizado ainda mais lúdico e divertido

Toda brincadeira é uma boa oportunidade de ensinar coisas novas às crianças. É na hora da diversão que elas estreitam os laços com a família, desenvolvem a inteligência, aprimoram as habilidades emocionais… Com as interações certas, dá até para transformar o momento da brincadeira em um “reforço” daquilo que elas já aprendem na escola.

-Publicidade-
Para aproveitar dentro e fora de casa (Foto: ShutterStock)

No livro “200 Brincadeiras Para Pais e Filhos – Brincando e aprendendo juntos” (Wak Editora), a autora e pedagoga Aline Negri dá várias dicas para quem quer trazer um ambiente mais lúdico e divertido para dentro de casa. Ela mostra o passo a passo para que pais e filhos possam criar brincadeiras do zero, usando materiais que já têm à mão.

A seguir, fizemos uma seleção com brincadeiras para que seu filho possa se divertir enquanto aprende mais sobre cores e números:

-Publicidade-

1) Achando números

Separe vários balões coloridos e escreva um número diferente em cada um deles. Coloque uma música e peça para que a criança brinque e dance, sem deixar eles caírem no chão. Quando a música parar, diga um número em voz alta. Seu filho deve encontrar a bexiga com o número correspondente e erguê-la. Ao começar uma nova canção, a brincadeira recomeça.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

2) Boliche

Coloque várias garrafas PET vazias de pé, uma ao lado da outra, com uma pequena distância entre elas. Peça à criança que derrube as garrafas – pode ser com os pés, com as mãos, com a ajuda de uma bolinha… O objetivo é variar e explorar diferentes tipos de movimentos.

Faixa etária: até 2 anos

Com criatividade, até as brincadeiras clássicas podem ajudar no processo de aprendizagem de cores e números

3) Brincando com a amarelinha

Essa é clássica! Risque o chão com um giz de lousa e desenhe uma amarelinha, com números de 1 a 9. Você também pode substituí-los por letras do alfabeto, se quiser. Além de desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora, essa é uma atividade que pode ajudar no processo de alfabetização.

Faixa etária: de 4 a 5 anos

4) Brincando com o apito

Entregue um apito para que a criança possa brincar livremente – sempre com supervisão, é claro. De tempos em tempos, diga um número em voz alta e peça para que seu filho apite de acordo com a quantidade que foi falada. Também vale fazer uma sequência sons, alternando entre mais longos e mais curtos, para que a criança possa repetir.

Faixa etária: de 3 a 5 anos

As tintas também podem ser fonte de inspiração para várias brincadeiras (Foto: iStock)

5) Dedinhos coloridos

Pinte cada dedo da criança de uma cor. Peça para que ela siga os seus comandos e, sempre que disser o nome da cor, abaixe o dedo correspondente. Para deixar a brincadeira mais desafiadora, vocês podem pintar mais de um dedo com a mesma cor.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

6) Garrafas coloridas

Encha garrafas PET com uma mistura de água e tinta guache. Peça à criança que pegue uma garrafa de determinada cor ou, então, coloque as garrafas em sequência, alternando as cores. Você pode “desafiar” a criança a memorizar a fileira e recriá-la, sem a sua ajuda.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

 

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-