Publicado em 26/04/2023, às 07h12 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho
Prezados mães, pais e família, vocês sabiam que brincar com os filhos é muito mais do que só se divertir? É isso mesmo! As brincadeiras também ajudam no desenvolvimento de um montão de habilidades importantes para a vida toda, tanto para as crianças quanto para os adultos. E não para por aí não, as brincadeiras ainda são poderosas para diminuir o estresse e trazer de volta o bom humor!
Quando as crianças brincam, elas aprendem a trabalhar em equipe, a dividir os brinquedos e a lidar com as emoções. Tudo isso são habilidades que a gente precisa a vida toda, né? E brincar com os filhos exercita essas habilidades. Por exemplo, quando vocês jogam um jogo de tabuleiro juntos, estão aprendendo a respeitar as regras e a jogar limpo. Isso é muito importante, porque no mundo real a gente tem que saber lidar com as regras e jogar de boa com os outros.
Compartilhar, cooperar e trabalhar em equipe, expressar suas emoções e lidar com a frustração são igualmente importantes para os adultos, e brincar com seus filhos pode ser uma maneira divertida de praticá-las. E como não falar do exercício? Brincadeiras que envolvem correr, saltar ou dançar podem ajudar a melhorar a coordenação e a resistência física. E brincadeiras que exigem mais estratégia e raciocínio ajudam a desenvolver a criatividade e a imaginação. Vai dizer que ser criativo e ter a capacidade de pensar fora da caixa e resolver problemas não é útil no seu trabalho ou nas atividades diárias?
Mas peraí, deixa eu te contar o mais legal: brincar também ajuda a diminuir o estresse e deixar o clima mais leve. Sabe aquele dia que tudo parece dar errado e você está estressado pra caramba? Brincar com nossos filhos pode ser uma maneira de aliviar a tensão e relaxar! As brincadeiras são uma ótima forma de resgatar a alegria que muitas vezes fica escondida na correria do dia a dia.
Aqui na coluna vamos falar muito da importância de o adulto possibilitar e facilitar a brincadeira das crianças. Ser um promotor delas. Bom, já que é para fazer tudo isso, não é melhor brincar um pouco também? Olha quanta vantagem você leva nessa! Então, da próxima vez que você tiver por aí com seu filho, aproveite para brincar. Peguem o jogo de tabuleiro, a bola ou até mesmo as panelas e façam uma orquestra juntos. Além de se divertir, vocês vão fortalecer a conexão e o amor entre vocês. Bora brincar hoje?
Brincar de massinha é uma excelente forma de explorar a criatividade do seu filho, nós testamos o Play-Doh Magia de Unicórnio, para criar um cupcake temático, com direito a chifres, arco-íris, estrelas e muito mais.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil