Colunistas

Lisboa com bebês

Áreas verdes e parques muito bem cuidados e atrações culturais garantem a diversão de toda a família

lisboa

(Foto: acervo pessoal/Rafa Donini)

Este mês passei alguns dias com a família em Portugal, destino entre os mais procurados hoje em dia, especialmente por brasileiros. Inclusive para morar. O clima estava bastante quente e ensolarado em Lisboa, o que foi ótimo para aproveitar os passeios ao ar livre que a Donatella adora, como toda criança de dois anos.

Uma das coisas mais bacanas, e que facilita a viagem, é estar em um país da Europa em que a língua não é uma barreira – o que pode ser muito útil quando estamos com crianças e precisamos de alguma coisa ou alguma informação fora do usual. Dá um pouco a sensação de que a gente não é tão estrangeiro no país.

Lisboa me surpreendeu positivamente. A cidade é linda, bem cuidada, tem várias opções de lazer com crianças, entre elas muitas áreas arborizadas, como o Parque Eduardo VII (que tem um labirinto verde incrível). Aqui repito a mesma dica de Paris: alugamos um apartamento, o que torna a estadia de uma família mais aconchegante e deixa o bebê mais livre para as rotinas diárias de sono e alimentação.  Um apartamento também é ideal para as pausas entre passeios, a criança e os pais podem descansar com mais privacidade e espaço para então sair de novo para a rua.

Come-se muito bem em Lisboa. Não há por que ter a menor preocupação com o que as crianças vão encontrar – até mesmo porque essa cultura kids friendly não é popular na Europa: criança come como os adultos e interage com eles e entre outras crianças nos locais sem a necessidade de ter espaços de recreação ou monitores. Os europeus integram as crianças ao dia-a-dia com mais naturalidade.

Além de todos os parques e praças super cuidados e sempre povoados de pais e filhos, há opções culturais fantásticas. Nós elegemos o Pavilhão do Conhecimento como um desses espaços para conhecer com a Donatella. É incrível. Muitas atividades lúdicas e educativas levam a criança a interagir o tempo todo com as mostras. Outra atração imperdível é o Oceanário de Lisboa – este ano, pela segunda vez consecutiva, foi eleito o melhor do mundo pelo site Trip Advisor. Com 19 anos de existência, já recebeu mais de 22 milhões de visitantes de todo o mundo. Lá, é possível ver centenas de espécies que vivem em habitats de águas temperadas, tropicais e frias.

Não deixe de colocar Portugal na lista de locais a conhecer com os pequenos na Europa. Você vai se sentir em casa – mesmo estando bem longe.

Um beijo e até a próxima!

 

Leia também:

Viagem com o bebê: alimentação segura em 3 passos

Como aliviar os enjoos durante a viagem

Como planejar uma viagem que seja legal para a família inteira 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não