Criança

8 coisas que o seu filho deve saber antes de começar a pré-escola

Seu filho aprenderá muito na escola, mas ele deve se garantir em alguns quesitos antes de começar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

pre-escola

Ter organização é uma das habilidades que você deve considerar (Foto: Shutterstock)

Todos os pais querem que os seus filhos se saiam muito bem nos primeiros passos da vida e a pré-escola é a base para ter um ótimo futuro, não só na escola mas também no caminho que eles vão trilhar. Com a escolha da instituição de ensino feita, resta preparar o seu filho para essa importante transição.

1. Incentive a independência da criança

As crianças aprendem com os acertos e com os erros. Então, não apresse a criança quando ela estiver diante de uma situação desafiadora. Ou nem mesmo tente socorrê-la. “Socialmente, incentive os filhos a terem confiança nas suas habilidades de se livrarem de situações difíceis e fazer escolhas apropriadas. Por último, permita que eles aprendam e cresçam com os erros deles”, diz Grace Geller, diretora de uma pré-escola em Weston, na Florida.

Grace recomenda que o ato de encorajar as crianças a se tornarem independentes pode acontecer no momento de lavar as mãos, assoar o nariz, abrir embalagens de lanchinhos, fechar a mochila ou cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Ensine o seu filho a colocar o pijama à noite e escolher a roupa para o dia seguinte. Se ele quiser se vestir sozinho pela manhã, tudo bem, mas lembre-se que, mesmo assim, é provável que ele precise de alguma ajuda.

2. Comece o treinamento no penico

“O penico é um problema muito complexo,” afirma Geller. Depois de se decidir pela pré-escola, pergunte sobre como a questão do penico é trabalhada na instituição. Se ir ao banheiro sozinho for um requisito, veja se o seu filho já está pronto para o treinamento. Se ele não estiver, não force nada. Se o seu filho conseguir manter a fralda seca por uma hora, pode ser o momento de iniciar a adaptação. É importante considerar que “as crianças também devem estar dispostas a começar o desfralde,” diz Geller.

Leia também

Cinco coisas que professores da educação infantil não vão te dizer

Em busca da escola perfeita

Adeus sem lágrimas

3. Fique de olho na organização

Ensine o seu filho a ser organizado. Trabalhe a questão da organização com as roupas e os brinquedos do quarto dele. Kate Dust, professor na Faculdade de Buffalo State, sugere usar cestas e caixas coloridas para colocar itens similares junto.

Depois de brincar, diga a ele que é hora de recolher os brinquedos, colocando cada um em seu lugar. Faça isso cantando, para se tornar uma atividade divertida. Uma vez que o seu filho se acostumou com a rotina, faça-o organizar da forma dele. Lembre-se de sempre elogiar se ele fizer um bom trabalho.

4. Desenvolva as habilidades sociais

A habilidades sociais e não as acadêmicas devem ser prioridades, diz Claire Haas, vice-presidente de educação da Academia Infantil em Abingdon, Maryland. “Ir para a escola é o mesmo que socializar. Quando pensar em pré-escola, considere as seguintes questões: