Desenvolvimento infantil: 4 lições que seu filho aprende com histórias de super-heróis

Por trás das histórias de super-heróis, as crianças podem aprender (ainda mais!) sobre criatividade, autonomia, trabalho em equipe e explorar a curiosidade

Resumo da Notícia

  • A partir das histórias de super-heróis, é possível desenvolver características superimportantes na infância
  • A família pode abordar temas como: responsabilidade, diversidade, empatia e trabalho em equipe
  • Com a plataforma da Dentro da História, seu filho pode fazer parte dos contos de Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha

Na infância, seja na hora da leitura, ou ainda durante a contação de histórias, é bastante comum notar o bem versus o mal, a coragem para salvar o dia e ainda o quanto a amizade é importante. Mas, por trás disso tudo, você sabia que os super-heróis podem ensinar (e muito), além de atuarem diretamente no desenvolvimento do seu filho?

-Publicidade-
A partir das histórias de super-heróis, as crianças podem desenvolver criatividade, autonomia, além da curiosidade (Foto: Divulgação)

De acordo com o autor e jornalista, Sidney Gusman, parceiro da Dentro da História e autor de três títulos da DC Comics, cada super-herói possui a sua individualidade, mas também diversas características em comum, como é o caso de Batman, Super-Homem e também da Mulher-Maravilha.

“Cada um deles tem suas peculiaridades, mas podemos resumir dizendo que os três lutam pela verdade, pelo certo, sempre tentando combater o mal e fazer do mundo um lugar melhor, com menos injustiças. E o mais incrível é que essa missão pode ser cumprida também por quem não tem poderes. Penso que essa é a mensagem dada nos livros e que, quando absorvida ainda na infância, levamos para o resto da vida”, comenta Sidney.

A partir da literatura infantil e a interação com as histórias de super-heróis, as crianças podem desenvolver a atenção e o vocabulário, além de estimular a criatividade e a curiosidade. Cláudia Onofre, educadora da Dentro da História, explica que é superimportante que as crianças possam se debruçar sobre o tema e ainda que os educadores possam explorar esse universo da melhor maneira possível. “Uma forma é criando conexões entre o que elas veem no livro com uma situação da rotina. Por exemplo, quando o pequeno arrumar o cantinho da bagunça, relacionar o momento ao seu herói preferido, mostrando que ambos cumpriram com seus deveres em determinadas situações”, diz a educadora.

A partir dessa vivência e dos ensinamentos, Claudia reforça também que os adultos resgatem o que tem de mais genuíno nas histórias de super-heróis e use-as como referência durante os mais diversos ensinamentos. “Mostre para a criança como isso contribui diretamente na vida da família e das pessoas que estão ao seu redor. Aproveite esse momento para mostrar que os super-heróis da vida real também falham, como o das histórias, mas que a família é a grande motivação para o recomeço, para se reinventar e lutar por novas conquistas ou momentos especiais. Essa relação aberta e próxima com a criança é única, além do vínculo e da memória afetiva irá encorajá-lo para enfrentar as dificuldades”.

Pensando nisso, listamos quatro lições que você pode fazer na prática com o seu filho, que auxiliam no desenvolvimento, autonomia e criatividade. Veja como as histórias de super-heróis podem fazer toda a diferença:

Responsabilidade: por terem muitas obrigações nos livros e histórias em quadrinhos, os super-heróis são ótimos exemplos para ensinar esta lição à criança. Com isso, tente demonstrar ao seu filho a importância de cuidar do outro e também de sempre cumprir aos combinados.

Diversidade: cada super-herói é diferente, seja pelas características físicas, poderes ao ainda na missão que irão seguir. Pensando nisso, você pode exemplificar durante as histórias sobre a importância de respeitar as diferenças e que apesar das habilidades diversas, todos os heróis podem trabalhar em conjunto. Com isso, mostre que não existe o mais bonito, forte e inteligente, mas sim que cada uma das habilidades pode ser explorada da maneira única e diferente.

Empatia: quando um super-herói estiver salvando o dia, você pode mostrar para o seu filho que é muito mais legal fazer o bem sem contar vantagem por conta disso. Ou seja, fale o quanto o trabalho em equipe é importante, além de colaborar sempre que puder com os amigos, família ou qualquer outra pessoa que precise de ajuda e claro, sem exigir nada em troca ou se glorificar por isso.

Trabalho em equipe: ninguém faz não faz nada sozinho e, as vezes, até os super-heróis precisam de ajuda. Por isso, encoraje a criança em situações de medo e incentive-a a sempre pedir ajuda (sem ter vergonha!) em situações que tiver alguma dificuldade.

Na plataforma da Dentro da História, a criança pode fazer parte dos contos de super-heróis (Foto: iStock)

Ainda no mundo dos super-heróis, a boa notícia é que seu filho também pode entrar nas histórias e viver missões ao lado de Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha. Para isso, é só acessar a plataforma clicando aqui, e criar um avatar personalizado com as características da criança: altura, tom de pele, olhos, roupas e sapato! É só selecionar um dos títulos para fazer parte dessa imersão. A coleção Heróis DC, da Dentro da História, também está disponível pelo link por R$ 69,90 + frete.