Dicas para comemorar aniversário sem uma grande festa

Às vezes, uma grande festa de aniversário com decorações e presentes pode ser impedida por um orçamento mais curto ou até mesmo medidas de distanciamento contra a covid-19. Contudo, não é preciso uma grande comemoração para não deixar a data passar em branco!

Resumo da Notícia

  • Às vezes, uma grande festa de aniversário com decorações e presentes pode ser impedida por um orçamento mais curto ou até mesmo medidas de distanciamento contra a covid-19
  • Contudo, não é preciso uma grande comemoração para não deixar a data passar em branco!
  • Confira então dicas para celebrar aniversário sem uma grande festa

Nem sempre é possível realizar os sonhos das crianças e proporcionar uma grande festa de aniversário. Por falta de orçamento ou até mesmo por causa das medidas de distanciamento impostas pela covid-19, muitas vezes não é possível reunir a família e os amigos para a comemoração especial.

-Publicidade-

Mas não desanime! A falta de uma festa não é motivo para deixar a data passar em branco. Por isso, separamos dicas simples para deixar o aniversário do seu filho memorável – mesmo dentro de casa!

Jantar de “Última noite com aquela idade”

Parece loucura, mas não é! Que tal reunir a família para uma refeição especial para comemorar a última noite oficial de seu filho com uma determinada idade?! Essa pode ser ainda uma oportunidade perfeita de reunir os parentes e relembrar o último ano. Incrível!

Jantar em família é um ótimo jeito de celebrar!
Jantar em família é um ótimo jeito de celebrar! (Foto: GettyImage)

Para a revista Parents, a mãe Rachel Faucett garantiu que mantém a tradição por anos, e que os filhos não poderiam ficar mais animados. “É bom para o aniversariante receber atenção especial que não se trata só de presentes, mas também da realização de mais um ano”, admite. Para que o evento seja realmente especial, você ainda pode incluir as crianças em todas as etapas do processo!

Criação de um cardápio especial

Quem disse que é apenas na festa de aniversário que o seu filho pode comer o que gosta?! Não! Que tal elaborar o cardápio da casa pensando nas preferências das crianças? Essa pode ser uma oportunidade de deixar que elas sejam ouvidas – e é o único momento do ano que, se o seu filho quiser comer pizza no café da manhã, almoço e jantar, você pode deixar!

Contagem regressiva para a data

Apresente sete envelopes ao seu filho e explique que todas as manhãs que antecedem o grande dia dele, ele desbloqueará um pequeno privilégio – 15 minutos de tempo extra na tela ou mais tarde na hora de dormir. No aniversário, permita ainda que seu filho escolha um dos privilégios para se tornar permanente! Essa é uma ótima maneira de colocar toda a família no clima de festa.

Faça uma contagem regressiva especial!
Faça uma contagem regressiva especial!(Foto: Getty Images)

Prepare a foto

Para isso, você pode comprar um pijama novo para seu filho – e deixar que ele o abra na noite anterior ao aniversário. Desta maneira, ele já começa o dia vestindo um presente, e você já consegue prepará-lo para as primeiras fotos do dia especial!

Faça uma manhã feliz!

Que tal decorar a casa de surpresa?! Uma manhã feliz pode começar com uma casa decorada e pronta para receber o aniversariante. Por isso, decore seu quarto com balões, serpentinas e até mesmo placas.

Hora da preparação!
Hora da preparação! (Foto: Getty Images)

Se você está com medo de acordar o seu filho, não tem problema! Você pode colocar um buquê de balões do lado de fora para ela encontrar. Ou prepare uma “avalanche de balão” para cair sobre seu filho quando ele abrir a porta. Basta usar fita adesiva e fitas de papel crepom para formar uma rede no batente da porta e, em seguida, coloque uma dúzia ou mais de balões entre as fitas e a porta.

Vista-se a caráter

Você pode combinar com o aniversariante algum traje específico para a data, ou até mesmo personalizar uma camiseta ou um moletom com a sua foto preferida do seu filho. O resultado fica incrível, e deixa o dia ainda mais memorável para todos!

Inove no café da manhã

Não é o dia de servir os mesmos pães e sucos da semana. Nesta data, separe os mais malucos doces e petiscos para que toda a família entre em clima de festa. Uma opção é, por exemplo, preparar panquecas ou torradas da maneira que seu filho preferir – e ir empilhando mais e mais pedaços, para que a torre cresça junto com ele!

Capriche na presença de frutas, doces e quaisquer guloseimas da preferência do aniversariante. Afinal, o objetivo aqui e tornar o dia todo uma verdadeira comemoração – do café da manhã ao jantar!

Encontros Virtuais

Se o seu filho não pôde encontrar familiares e amigos no aniversário, não desanime! É possível organizar uma diversidade de encontros virtuais para animar o aniversariante e também o dia. Uma mãe contou, também para a revista Parents, que o filho ganhou de um amigo um show de mágica personalizado via Zoom. Que demais!

Outras opções, para aqueles que não curtem mágica, é tentar chamar algum amigo, parente e até personagem para um encontro virtual.

Passeio de carro

E não apenas um simples passeio de carro! Decore o interior do veículo da melhor maneira que puder, criando um cenário completamente novo para o momento. Faça isso com serpentinas, balões e até mesmo uma mensagem especial escrita na janela do passageiro traseiro usando marcadores de vidro. Então leve a família para passear

Faça uma bebida exclusiva

A criatividade é o limite! Você pode misturar qualquer coisa em um drink exclusivo que será memorável no aniversário do seu filho. Inclua toda a família na escolha e compra dos ingredientes, e veja uma verdadeira festa na cozinha.

Caça ao tesouro

Se você tem várias crianças e adultos na família, você pode dividir duas equipes, cada uma com pelo menos um adulto.

Em seguida, tire fotos de uma lista de itens – a flor mais bonita, alguém passeando com um cachorro, o número da idade do aniversariante – dentro de um limite de tempo especificado. A equipe com mais achados vence e o aniversariante recebe o prêmio.

Traga a experiência de um restaurante para dentro de casa

Para isso, disponha de cardápios impressos, chapéus de papel e até mesmo aventais para uniformes, pendurando uma placa e enrolando utensílios em guardanapos. Então, incorpore o papel de garçom ou garçonete e sirva as crianças desde a entrada até a sobremesa.

Além disso, deixe que seu filho escolha o nome, o cardápio e os principais pratos do restaurante especial. Afinal, a ideia é construir uma experiência memorável para as crianças!

Dança

Eba! Nada melhor do que uma verdadeira festa de dança para animar toda a família. Por isso, crie uma playlist personalizada com as músicas preferidas e mais animadas que seu filho conhecer – e envolva a todos nesta verdadeira diversão.

“Bolas Surpresas”

Estique o suspense: embrulhe pequenos presentes como tatuagens temporárias, bugigangas e doces usando fitas de papel crepom para criar uma bola – que a criança pode encontrar lentamente ao longo do dia para descobrir cada prêmio.

Invente desafios

Desafie seu filho a construir copos de papel em uma pirâmide de cinco pilhas, colar uma linha torta no chão que ele deve seguir ou colar fitas de papel em um corredor em um padrão em ziguezague para que ele passe sem quebrar.

Ao final, faça com o prêmio seja o presente – ou apenas um deles – que seu filho pediu durante o ano todo. Deixe que ele batalhe por cada desafio e se divirta (muito!).

Dia do sim

E se o presente do seu filho for um “Dia do sim”? Para isso, seu filho dita todas as refeições e atividades (dentro do razoável). Você aprenderá pequenas coisas que encantam seu filho e que podem tornar o ano inteiro mais brilhante. O conceito vem do livro fantil “Yes Day!”, escrito por Amy Krouse Rosenthal e Tom Lichtenheld.

Crie tradições

Para isso, você pode manter os mesmos simples rituais anualmente, para que as crianças fiquem sempre animadas com os próprios aniversários.

Crie tradições para tornar o aniversário do seu filho memorável
Crie tradições para tornar o aniversário do seu filho memorável (Foto: Getty Images)

Você pode, por exemplo, comprar um prato ou copo colorido e especial que sirva para ser usado todos os anos – apenas no dia do aniversário. Ou, ainda, você pode restringir uma receita maluca ou algum doce durante o ano, e permitir que as crianças comam somente na data. Pode parecer bobo, mas crianças valorizam rituais e sentem que seu dia é importante não só para eles, mas para toda a família.

Solte a criatividade

Deixe com que os seus filhos escolham todo o bolo de aniversário: o sabor, o recheio, a cobertura e a decoração. Isso pode funcionar seja de uma mistura, do zero ou pedido de uma padaria. Um pai, para a Parents, garantiu que o resultado desta tradição é sempre divertido: “Nossos bolos não parecem ter sido feitos por uma loja, mas o aniversariante sempre fica satisfeito”, contou ele. Demais!

Curta em família

Chame os primos, tios, padrinhos, e quaisquer parentes que possam marcar presença em casa no dia da data especial. Caso não seja possível, use plataformas digitais para garantir um encontro por chamada de vídeo.

Para garantir a surpresa, sugira à criança que seus avós querem conversar. Ela ficará exultante ao descobrir que toda a turma está lá esperando por ela. Você pode até pedir para os primos se vestirem de bobo e planejar um jogo para jogar.

Curta o dia em família
Curta o dia em família (Foto: Getty Images)

Para domar o caos de vários convidados, atribua um “líder” para orientar a chamada, tenha perguntas para manter a conversa animada e use a função mudo quando outras pessoas estiverem falando.

Fuja da armadilha do ciúmes

Para que ninguém fique emburrado e todos possam curtir o dia da mesma maneira, você pode dar aos irmãos do aniversariante um presente pequeno e simbólico – para que todas possam abrir presentes juntos e se divertir. Algo como uma meia ou um brinquedo pequeno serve!

Crie vínculo entre os irmãos

Deixe um irmão ou irmã escolher um presente para o aniversariante. Dessa forma, eles refletem um sobre o outro, e param para pensar no quanto conhecem quem receberá a homenagem. Leve-os para todo o processo e faça com que a ideia do presente venha totalmente deles – com algum limite, é claro.

Resgate memórias

Compartilhe as memórias da história de nascimento de seu filho e veja fotos do primeiro ano de vida dele. As crianças adoram ouvir sobre quando eram bebês. Você pode organizar uma apresentação de slides ou separar algum momento do dia para rever álbuns de fotos antigos. É uma ótima maneira de encerrar o dia!