Criança

Filhos se espelham nas mães para escolher parceiros na vida amorosa, diz estudo

A pesquisa é da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

filho-sentado-no-colo-da-mãe-muito-amor

Seu filho está de olho na maneira que você se relaciona, diz pesquisadora (Foto: Getty Images)

Pesquisadores americanos descobriram que pessoas que crescem com mães que tiveram mais parceiros, seja casando ou morando junto, quase sempre seguem o mesmo caminho e procuram ter vários relacionamentos amorosos.

O estudo foi publicado na última terça-feira (13) pela revista “Plos One”, você, mãe tem o poder de transmitir traços de personalidade e habilidades emocionais que podem influenciar nas chances do seu filho ter “mais ou menos” relacionamento estáveis.

“Nossos resultados sugerem que as mães podem ter certas características conjugáveis que as tornam melhor ou pior nos relacionamentos. As crianças herdam e aprendem essas habilidades e esses comportamentos podem ser transportados para as suas próprias relações”, disse a principal autora da pesquisa, Claire Kamp, professora da Universidade Estadual de Ohio.

De acordo com a UOL, os dados usados no estudo foram tirados da Pesquisa Nacional Longitudinal de Jovens de 1979 e da Pesquisa Nacional Longitudinal de crianças e Jovens Adultos, que acompanhou o relacionamento de filhos biológicos de mulheres do primeiro estudo por pelo menos 24 anos. Só por isso os autores conseguiram ter essa perspectiva abrangente.