Fique atento: crianças também podem ter osteoporose

O problema pode influenciar a qualidade de vida na fase adulta

(Foto: Shutterstock)
A recomendação ideal é de que as crianças consumam três porções de leite e derivados por dia (Foto: Shutterstock)

Hoje em dia, cerca de 25% dos casos registrados de osteoporose são entre crianças, adolescentes e jovens adultos. O número se deve ao fato de que, com a vida moderna, nossa alimentação está sendo cada vez mais prejudicada, assim como o consumo de cálcio.

-Publicidade-

Leia também

Veja 10 dicas de como introduzir alimentos na dieta do bebê

-Publicidade-

Cachorro percebeu problema de saúde de criança antes dos pais

Xixi saudável! Saiba como cuidar da saúde renal das crianças

A recomendação ideal é de que as crianças consumam três porções de leite e derivados por dia. Essa é a maneira mais básica de prevenir a osteoporose. “Mesmo depois da idade adulta, a recomendação continua sendo a mesma. Além do leite, é possível consumir também o iogurte, os queijos, a coalhada, entre outros”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria.

Durante a infância, alguns fatores podem desencadear a osteoporose com mais facilidade, como: puberdade tardia, peso inadequado para idade, baixa atividade física e ingestão insuficiente de nutrientes e algumas vitaminas.

“É de responsabilidade dos pediatras a identificação de fatores de risco para osteoporose e a orientação de seus pacientes quanto a sua prevenção e tratamento. O que garantirá um adequado pico de massa óssea na adolescência e certamente contribuirá para uma melhor qualidade de vida na idade adulta”, afirma Cynthia.

(Foto: Shutterstock)
Uma porção de leite (1 copo de 200ml) possui 240mg de cálcio (Foto: Shutterstock)

Se o seu filho não for o maior fã de leite, existem alguns alimentos que podem contribuir para a ingestão de cálcio. São eles: oleaginosas como amêndoas, avelãs e castanhas do Pará; e também os vegetais verde escuros, como espinafre, a couve e o brócolis.

Mas fique atento, esses alimentos não contém a mesma proporção de cálcio que o leite.  “Uma porção de leite (1 copo de 200ml) possui 240mg de cálcio, enquanto para atingir esta mesma quantidade através do consumo de vegetais, é preciso consumir 6 ½ xícaras de espinafre cru, por exemplo”, explica Cynthia.

Quando a osteoporose é identificada, o tratamento é feito com suplementos de cálcio e vitamina D, para que o organismo não retire esses nutrientes dos ossos, que são suas maiores reservas.

Conheça 6 mitos e verdades sobre a dor de garganta

Veja 8 dicas que vão te ajudar a lidar com as alergias das crianças

Você sabe como é o desenvolvimento da visão do bebê? Descubra

-Publicidade-