Criança

Ganhar x Perder: seu filho sabe lidar com os dois?

Ganhar é bom, mas seu filho precisa entender que perder não é o fim do mundo

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Com a Copa do Mundo rolando a mil por aí, acredite: seu filho provavelmente vai precisar aprender o que significa um jogo. É mais do que necessário que você explique para ele o conceito de ganhar e perder desde cedo, pois quanto mais nova a criança, mais fácil será para ensiná-la a lidar com frustrações e evitar que ela se torne uma pessoa birrenta, por exemplo.

Mostre ao seu pequeno que o jogo é uma experiência em que os participantes mostram habilidades, que existem desafios e que dentro disso se ganha sucesso. “É importante salientar o que acontece durante o jogo para que o resultado não seja supervalorizado”, explica a psicóloga e psicopedagoga Alessandra Florentino, mãe de Gabriel.

Toda essa explicação fará com que seu filho entenda que perder faz parte e que não está tudo bem querer sempre ganhar.  Além disso, ele aprenderá a lidar com frustrações e derrotas ao longo de sua vida. “Ganhar é muito bom, todo mundo gosta, mas lidar com as frustrações também é preciso”, diz Alessandra.

Ganhar toda hora não!

A gente sabe que você já deixou seu filho ganhar de você muuuitas vezes em várias brincadeiras. Tá tudo bem, todo mundo faz isso. Mas é importante lembrar que ele precisa perder às vezes, por isso não o deixe ganhar toda hora. “Se você sempre deixa a criança ganhar ela leva isso como uma garantia e desenvolve um comportamento de não aceitar frustrações, derrotas e desafio”, explica a psicóloga. Isso pode ser um problema em ambientes escolares, onde o ganhar e o perder estão sempre inclusos.

Hora de jogar

Muitas crianças abandonam o jogo na metade quando percebem que vão perder, mas esse comportamento também não pode ser aceito. Faça com que seu filho termine a partida, explique sobre a importância do processo e como isso faz a diferença. O ganhar e o perder são realidades passageiras!

Leia também:

Meu filho não sabe perder!

Histórias de Copa: perder faz parte!

Copa do Mundo: 9 dicas para fingir que entende de futebol

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não