Criança

Hora do recreio: o que incluir na lancheira das crianças?

Montar uma lancheira prática e balanceada para seu filho é possível - Getty Images
Getty Images
Bauducco

Publicado em 27/07/2023, às 08h03 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Pode perguntar para qualquer criança: a hora do lanche é uma das mais legais no dia! É o momento em que as crianças conseguem ter um descanso do dia de estudos, brincar umas com as outras e se alimentar para recarregar as energias e focar mais nos estudos que ainda estão por vir. Por isso é tão importante fazer boas escolhas na hora de compor a lancheira do seu filho!

Selecionar os produtos que irão para a hora do lanche pode parecer algo difícil, mas nesse momento de carinho dos pais com os filhos é possível seguir algumas dicas que facilitarão o processo, aliando uma alimentação balanceada e os gostos do seu filho, tornando a lancheira a personagem principal de muitas memórias de infância. Confira!

Criança comendo lancheira balanceada
Montar uma lancheira prática e balanceada para seu filho é possível (Foto: Getty Images)

Como montar a lancheira das crianças?

É normal ter dúvidas do que incluir na lancheira das crianças, afinal, existem tantas opções e possibilidades de combinações que pode chegar a ser confuso, principalmente para os pais com o primeiro filho entrando na fase escolar, em que tudo é novidade. Ao invés de pensar em alimento por alimento, por que não separar grupos específicos?
Quem dá essa dica é a Dra. Renata Buzzini, nutricionista e mãe de Carlos Eduardo e Maria Luiza. A especialista conta: “Na maior parte das lancheiras, a composição principal deve ser: 1 porção de frutas, elas irão fornecer fibras, vitaminas e minerais; 1 porção de carboidratos (pães, muffins, bolos, tortas, wraps, torradas, cookies), que fornecem energia para o organismo e 1 porção de proteína (atum, frango, queijos, iogurte, leite, carnes), fundamentais no desenvolvimento, pois são responsáveis pela formação dos ossos e músculos das crianças e adolescentes”. Quando separados os grupos, é mais fácil de encontrar as opções que mais se encaixam com o seu filho!

Alimento industrializado: dá para incluir?

Dra Renata Buzzini afirma que dá, sim! Sempre procurando preencher os grupos citados anteriormente, é possível incluir esses alimentos em uma refeição balanceada: “Os alimentos industrializados surgem sempre de acordo com a demanda da nossa população. Assim, muitos dos itens que estão nas prateleiras dos mercados vieram para auxiliar tanto na diversidade quanto na inclusão de alimentos de forma prática no dia a dia. A grande preocupação é na escolha desses itens”. A dica é sempre optar por marcas que prezam pela qualidade de seus produtos e balancear os demais itens da lancheira.

Menina tomando leite com lancheira escolar na mesa
A hora do lanche é um momento de socialização para as crianças (Foto: Getty Images)

Bisnaguinha: cheia de fãs!

Quem não ama uma bisnaguinha? Elas podem ser grandes aliadas na hora de montar a lancheira das crianças, explica a nutricionista: “A bisnaguinha é um item muito versátil, e alguns atributos podem agregar valor nutricional ao alimento, como a fermentação natural”. Esse processo é  super benéfico, e a especialista explica o motivo: “A utilização da fermentação natural é mais saudável por três itens mais relevantes: o primeiro, a fermentação natural facilita a digestão do glúten da farinha pelo organismo, como o glúten é uma proteína complexa, de difícil digestão, principalmente para pessoas mais sensíveis à substância, esse pão se torna mais leve e de fácil digestão. O segundo, depois de pronto tem maior resistência à deterioração microbiana, assim, envelhecem mais e terceiro, proporciona melhor absorção de nutrientes, já que diminui a absorção de fitatos, que são substâncias que interferem na absorção de alguns minerais”.

A dica é incluir a Bisnaguinha na lancheira de forma que seja recheada de preferência com proteínas, assim, não será necessário uma quantidade acima do ideal no número de bisnaguinhas e mantemos o equilíbrio nutricional entre carboidratos e proteínas.

A Dra. Renata também dá dicas como incluir a bisnaguinha na lancheira: “Você pode utilizar preferencialmente recheios como carne desfiada, patê de frango, pastinha de atum, queijos magros, cremes de queijo, pasta de amendoim e geleias de frutas”. Para garantir essa praticidade na lancheira das crianças, a Bauducco® criou as Bauducco® Bisnaguinhas, que contam com o processo de Fermentação Natural!

Pacote de Bauducco® Bisnaguinha
A Bauducco® Bisnaguinha é uma alternativa para o lanche das crianças (Foto: Divulgação)

Leia também

Pai salva filha recém-nascida - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

"Coloquei ela na mochila", pai faz resgate heroico de filha recém-nascida no RS

Cavalo esperando resgate - Créditos: Reprodução/ Globo

Família

Cavalo em Canoas: animal deve ser resgatado hoje em força-tarefa que envolve helicóptero

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sandy surpreende fãs com decisão : "Eu não tenho emocional"

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Davi ajuda vítimas no RS - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

"Tá sinistro", Davi se assusta com a situação do RS ao chegar para ajuda voluntária

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha