Lava uma, lava a outra

O cuidado de lavar as mãos constantemente é uma necessidade básica e deve ser estimulada ainda em crianças pequenas.

-Publicidade-

Segundo a organização Global Hand Washing, o Dia Mundial de Lavagem de Mãos, lembrado no dia 15 de outubro, foi criado para criar uma cultura global de que lavar as mãos com sabão é uma necessidade básica. Sabe aquele clássico das mães “Lavou as mãos antes de comer?”, a rotina de lavar as mãos constantemente pode até parecer excessiva, mas na verdade o cuidado é fundamental para prevenir doenças.

O dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Paulo Eduardo Velho, explica que as mãos são o principal veículo de transmissão de vírus e bactérias. Por isso, a importância de lavá-las várias vezes ao dia. “O hábito frequente de lavar as mãos pode de fato salvar mais vidas do que uma vacina ou uma consulta médica, por exemplo”, explica.

-Publicidade-

Quando lavar as mãos

– Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;

– Ao consumir ou manipular alimentos;

– Após ir ao banheiro;

– Depois de mexer em objetos sujos;

– Depois de espirrar ou tossir;

– Ao entrar em contato com animais;

– Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.

O jeito certo de lavar as mãos

O simples ato de lavar as mãos previne doenças e a higienização é simples. Basta água, sabonete (de preferência líquido) e papel toalha (em caso de banheiros comunitários) ou toalha para secar as mãos. Durante a esfregação, as bactérias são removidas e a espuma do sabão auxilia na remoção da gordura da pele, eliminando alguns microrganismos. Na ausência de um local para lavar as mãos, vale o uso de álcool gel que também ajuda a eliminar as bactérias.

Ao lavar as mãos, na se esqueça de limpas também as unhas que esconde sujeitas imperceptíveis, como células mortas, poeira e microrganismos.

-Publicidade-