Ler nos faz pessoas mais legais!
Estudo britânico comprova que os benefícios da leitura vão além da linguagem
Se nós ainda precisávamos de alguma evidência sobre os benefícios da leitura, uma nova pesquisa comprovou que os apaixonados por livros tornam-se pessoas mais legais do que aqueles que não saem da frente da TV. O estudo, elaborado por pesquisadores da Kingston University, de Londres, e divulgado pela revista Parents, analisou 123 adultos, vendo suas preferências entre livros e televisão. Descobriu-se, então, que quem prefere ler tinha tendência a ser mais carinhoso e prestativo. Já quem preferia ficar na frente da TV tinha menos empatia.
“Ler é uma maneira universal de passar o tempo e regularmente ouvimos que os pais devem ser encorajados a ler para seus filhos desde cedo, pois isso introduz a eles a linguagem e faz com que eles desenvolvam o vocabulário. Esse estudo demonstra o quanto esse hábito também é saudável para as relações interpessoais”, diz Rose Turner, pesquisadora responsável pelo estudo.
Mas por que a leitura é mais benéfica do que passar horas no Netflix? “Quando lemos vamos além do que está escrito. Vamos preenchendo lacunas com a nossa imaginação, nos identificamos com os personagens, nos colocamos no lugar deles. Quando apenas assistimos algum programa de TV ou filme, as informações já vem prontas”, explica a pesquisadora.
Leia também:
Educar segundo Alexandre Herchcovitch
6 perguntas embaraçosas que seu filho pode fazer (e como respondê-las)
Durante cesariana foi a mãe quem puxou o bebê para fora; veja a foto