Publicado em 27/11/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos
Não ache que ter um filho inteligente depende apenas de fatores genéticos. Estudos mostram que o ambiente em que o pequeno se desenvolve influencia muito no aprendizado, principalmente quando há mais de uma criança na casa.
Foi por este motivo que pesquisadores da Universidade de Notre Dame analisaram a diferença de idade entre irmãos, e descobriram que aqueles que têm dois anos de diferença podem ter mais facilidade na hora de aprender matemática ou redação, por exemplo.
Os efeitos foram mais perceptíveis entre o primeiro e segundo filho, mas ainda estavam presentes entre os outros irmãos, em casos de famílias grandes.
O economista Kasey Buckley, que desenvolveu o estudo, afirma que “as conquistas acadêmicas estão conectadas ao tempo e recursos que os pais podem investir na criança antes dos irmãos chegarem”, segundo o site Daily Mail.
A publicação acadêmica Journal of Human Resources divulgou que os dois primeiros anos de vida da criança são os mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, e é nesta fase que os pais devem estar mais presentes.
Os especialistas sugerem ter outro filho dois anos depois, já que grande parte dos pequenos já freqüenta a escola nesta fase, deixando mais tempo livre para os pais.
Os efeitos foram mais evidentes nas famílias de baixa renda, já que aqueles com mais dinheiro poderiam gastar mais na educação dos pequenos e compensar esta falta de tempo dos pais.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”