Publicado em 29/11/2022, às 12h47 - Atualizado em 03/12/2022, às 15h54 por Redação Pais&Filhos
A marca de grife europeia Balenciaga foi alvo de diversas críticas ao redor do mundo em razão de uma publicidade infantil. Nesta, crianças surgiram vestindo as peças anunciadas ao lado de diversos objetos que, de alguma forma, fazem relação com BDSM (tipo de prática sexual) e pornografia infantil.
Com a repercussão do caso, a marca explicou que decidiu remover os produtos que estavam à venda e também excluiu as fotografias de todas as plataformas online. Segundo o fotógrafo Gabriele Galimberti, o qual esteve responsável pelo ensaio, o intuito da campanha foi realizar uma conexão do conceito das imagens com sua série ‘Toy Stories’, que segue com o padrão de exibir crianças com seus brinquedos favoritos.
O caso problemático chegou até mesmo em grandes nomes da mídia mundial, como a socialite Kim Kardashian, que já possuía um vínculo de parceria com a grife. “Como mãe de quatro crianças, fiquei mexida ao ver essas fotos perturbadoras. A segurança dos pequenos deve ser prioridade e tudo que for contra essa questão não tem lugar na nossa sociedade. […] Sobre o meu futuro com a Balenciaga, estou reavaliando nossa relação com base em se eles irão ou não assumir a responsabilidade e tomar medidas para proteger as crianças”, relatou a estadunidense através das redes sociais.
“Gostaríamos de abordar as controvérsias em torno de nossas recentes campanhas publicitárias. Condenamos veementemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-lo em nossa narrativa. As duas campanhas publicitárias em questão refletem uma série de erros graves pelos quais a Balenciaga assume total responsabilidade.
Enquanto as investigações internas e externas estão em andamento, estamos tomando as seguintes ações. Estamos revisando de perto nossa organização e formas coletivas de trabalho. Estamos reforçando as estruturas em torno de nossos processos criativos e etapas de validação. Queremos garantir que novos controles marquem um pivô e evitem que isso aconteça novamente”.
Tempos depois, a marca apagou todos as publicações da página do Instagram e compartilhou uma nova nota, em que esclarece todas as ações que serão tomadas por conta da polêmica, alegando que deseja aprender com os erros, ajudar a proteger as crianças e que está recebendo treinamento para evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente. Ao final da nota, o presidente da marca e CEO, Cédric Charbit declarou que reitera todos os pedidos de desculpas e assume a responsabilidade pelo erro. Confira a nota a seguir ou clicando AQUI.
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