Publicado em 13/05/2021, às 09h41 - Atualizado em 17/03/2022, às 12h06 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
A temperatura do corpo humano varia entre 35,4ºC e 37,2ºC. A febre, tanto em adultos quanto em crianças, é caracterizada quando passamos de 37,8º. Como é possível que a temperatura do corpo suba em dias muito quentes ou quando se usa muitas roupas, a melhor maneira de confirmar o sintoma é usando um termômetro de axila, ferramenta muito mais precisa – e segura – para medir a febre do que usando as costas das mãos.
Geralmente, a principal causa de febre em crianças são infecções por vírus, mas existem vários outros motivos que desencadeiam a elevação de temperatura no corpo. Ela é uma reação do organismo a outro problema e, por isso, é importante ficar atento aos outros sintomas e buscar um especialista para tirar dúvidas e seguir com o tratamento necessário.
São vários os fatores que podem desencadear a febre. Em crianças, a infecção viral é a principal causa, mas ela pode surgir por outros tipos de infecção, como por bactérias e fungos, ou algum tipo de condição que inflame o corpo, como doenças de origem reumatológica ou oncológica. Além disso, a febre pode surgir após procedimentos cirúrgicos ou como reação após tomar uma vacina, por exemplo.
Crianças e bebês podem ser medicados com antitérmicos e, juntamente dos remédios, é possível fazer algumas coisas para evitar com que a temperatura do corpo aumente, como não colocar agasalhos demais e não dar banhos muito quentes – a água em temperatura morna é a ideal.
É importante lembrar que a febre não é uma doença, e sim uma resposta do corpo a outro problema. Antitérmicos e banhos mornos ajudam a controlar o aumento da temperatura, mas não trata a causa – por isso, é necessário investigar o que está por trás do sintoma para realizar o tratamento correto.
Para saber se você está com febre, use um termômetro de axila e deixe-o na região por 3 minutos. Ele também pode (e deve!) ser usado em crianças para aferir a temperatura, ainda que seja um pouco mais complicado de manter bebês parados.
Fonte: Dra. Simone Aguiar, filha de Edgar e Idair e pneumologista pediátrica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil