Quantos graus é considerado febre, como medir e diminuir a temperatura do seu filho

A febre é o aumento de temperatura do corpo e uma reação do organismo a algum problema – por isso, ela não é uma doença, e sim um sintoma. Fique atenta aos sinais que o seu filho dá para poder ajudá-lo da melhor maneira

Resumo da Notícia

  • A febre é uma reação do corpo a algum problema, geralmente uma infecção viral
  • Existem outras causas para o aumento da temperatura, como reação à vacinas ou doenças mais sérias
  • Caso seu filho tenha febre, evite dar banhos quentes e colocar muitas camadas de roupa nele

A temperatura do corpo humano varia entre 35,4ºC e 37,2ºC. A febre, tanto em adultos quanto em crianças, é caracterizada quando passamos de 37,8º. Como é possível que a temperatura do corpo suba em dias muito quentes ou quando se usa muitas roupas, a melhor maneira de confirmar o sintoma é usando um termômetro de axila, ferramenta muito mais precisa – e segura – para medir a febre do que usando as costas das mãos.

-Publicidade-

Geralmente, a principal causa de febre em crianças são infecções por vírus, mas existem vários outros motivos que desencadeiam a elevação de temperatura no corpo. Ela é uma reação do organismo a outro problema e, por isso, é importante ficar atento aos outros sintomas e buscar um especialista para tirar dúvidas e seguir com o tratamento necessário.

Tipos de febre

  • Febrícula ou estado febril: a temperatura varia entre 37,3ºC  e 37,8ºC
  • Febre: acima de 37,8ºC
  • Febre alta: considerada acima de 39ºC. Ao ultrapassar 39,6ºC, deve-se procurar um médico

O que causa a febre

São vários os fatores que podem desencadear a febre. Em crianças, a infecção viral é a principal causa, mas ela pode surgir por outros tipos de infecção, como por bactérias e fungos, ou algum tipo de condição que inflame o corpo, como doenças de origem reumatológica ou oncológica. Além disso, a febre pode surgir após procedimentos cirúrgicos ou como reação após tomar uma vacina, por exemplo.

Quando se preocupar com a febre na criança

  • Sente sonolência excessiva
  • Tem dificuldade para se hidratar
  • Fica prostrada e apática

Como diminuir a febre em crianças e bebês

Crianças e bebês podem ser medicados com antitérmicos e, juntamente dos remédios, é possível fazer algumas coisas para evitar com que a temperatura do corpo aumente, como não colocar agasalhos demais e não dar banhos muito quentes – a água em temperatura morna é a ideal.

A febre é o aumento da temperatura do corpo acima de 37,8ºC

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Tratamento para febre

É importante lembrar que a febre não é uma doença, e sim uma resposta do corpo a outro problema. Antitérmicos e banhos mornos ajudam a controlar o aumento da temperatura, mas não trata a causa – por isso, é necessário investigar o que está por trás do sintoma para realizar o tratamento correto.

Como medir a temperatura corretamente

Para saber se você está com febre, use um termômetro de axila e deixe-o na região por 3 minutos. Ele também pode (e deve!) ser usado em crianças para aferir a temperatura, ainda que seja um pouco mais complicado de manter bebês parados.

Fonte: Dra. Simone Aguiar, filha de  Edgar e Idair e pneumologista pediátrica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.