Publicado em 16/04/2016, às 09h59 por Redação Pais&Filhos
Ao contrário daquela época em que as crianças eram cobradas com exercícios de soletração frequentemente, a maioria das escolas, hoje em dia, formula alternativas criativas para cobrar essa prática de estudantes mais novos.
É importante considerar que a soletração é uma habilidade como a matemática ou a música, requerendo não só a lógica necessária, mas também a habilidade de memorizar. Por isso, pode ser mais difícil para algumas crianças do que para outras. Mas com ajuda e seguindo essas dicas, seu filho pode se tornar um soletrador confiante.
1. Faça disso um exercício divertido
Se o seu filho pensa na soletração como uma tarefa, sente-se com ele para escrever palavras em cartões recortados separadamente para criar um jogo. Ou então, faça com que o seu filho seja o professor da vez. Assim, ele explicará para você, o estudante, como a palavra tem que ser soletrada.
“Se você tem uma lista de 10 ou 20 palavras a serem soletradas e que ele precisa aprender durante a semana, você pode pensar numa outra atividade: ganha quem escrever a história mais interessante usando algumas ou todas as palavras,” sugere o autor americano de livros sobre soletração, Richard Gentry.
Cinco coisas que professores da educação infantil não vão te dizer
Você está terceirizando a educação do seu filho?
2. Acabe com aquelas palavras difíceis demais
No momento em que você vir uma palavra errada na tarefa do seu filho, não corrija-a simplesmente. Ao invés disso, veja se ela consegue falar da mesma forma que você, e depois, confiram juntos a palavra em um dicionário – físico ou online. Até mesmo um soletrador fantástico pode enroscar em uma palavra ou outra.
Se o seu filho está conscientemente soletrando errado essas armadilhas em forma de palavras, escreva o grupo de palavras num cartão de cartolina com as sílabas separadas atrás usando cada palavra. Assim, ela poderá ver o mesmo termo de formas diferentes nas quais as palavras ficam mais adequadas.
3. Use a tecnologia a favor e não contra
Apesar de todas as críticas da tecnologia quando usada por crianças, existem vantagens. Segundo a revista norte-americana “Parents”, pesquisadores ingleses descobriram que crianças de 10 a 12 anos que digitam mostraram melhoras na soletração e letramento, possivelmente porque essa nova linguagem os obriga a pensar sobre como as palavras são criadas foneticamente.
Então, se o seu filho é ligado a um celular ou iPad de qualquer forma, por que não usar isso como ajuda para a prática da soletração? Vale lembrar que a melhor maneira de desenvolver um bom soletrador é o incentivo à leitura (que também trabalha com a soletração). Quanto mais a criança vê o mundo nas páginas, mais profundamente ele irá internalizar a soletração, e mais palavras ele saberá será um melhor leitor.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"
Família
Gabi Luthai diz que estava grávida de gêmeos, mas um não desenvolveu: "Éramos três"