Publicado em 08/02/2023, às 05h57 - Atualizado às 06h00 por Redação Pais&Filhos
Nessa última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, um forte terremoto atingiu a Turquia e a Síria. Com um número de mortos que cresce a cada estimativa, a situação dos países preocupa e abala as pessoas do mundo inteiro. Apesar disso, alguns sinais de esperança fazem com que o trabalho daqueles que estão atuando no resgate das vítimas valha realmente a pena.
Um policial que ajuda nas buscas por sobreviventes na localidade de Hatay conseguiu salvar a própria filha, de 6 anos, que estava mais de 24h sob os escombros. Zekeriya Yildiz abraçou e acalmou a menina assim que se encontraram.
Não se sabe quanto ao estado de saúde dos familiares. Segundo a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres turca o número de mortos no país é de cerca de 7.000 mortos confirmados.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA o primeiro tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep. Muitos edifícios desabaram e equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes nos escombros.
Um bebêfoi resgatado com vida, em Malatya, no Sudoeste da Turquia, após ser retirado dos escombros de um prédio causados pelos abalos sísmicos. A imagem do resgate viralizou nas redes sociais e comoveu muitos aqueles que estão acompanhando a tragédia pelo noticiário. A criança havia nascido há pouco tempo, e em poucos dias de vida já se provou resistente, sobrevivendo ao caos que está ocorrendo no país.
Não foram divulgadas informações sobre nome e idade da criança, somente que ela passa bem. Não se sabe quanto ao estado de saúde dos familiares.
🙏🏻Malatya’da, 5 katlı bir apartmanın yıkılan enkazı altında kalan 3 yaşındaki Miran Tekeş ile 26 yaşındaki Abdullah Uraz Sivas itfaiye ekipleri tarafından yapılan çalışmalar neticesinde 22 saat sonra enkaz altından sağ kurtarıldılar https://t.co/4yzs5pE0a1#deprem#Malatyapic.twitter.com/SZ0R4g4aqq
— Akşam Gazetesi (@Aksam) February 7, 2023
Uma outra criança, essa de 5 anos, protagonizou um dos momentos mais difíceis da vida, no momento em que esteve presa debaixo de escombros, no terremoto da Turquia. A garota falava: “Estou bem, pai”, para tentar acalmar o pai. A menina foi identificada como Ayşe Kubra Güneş, que ficou presa após o prédio residencial em que morava, cair nela.
O local tinha seis andares e ficava no distrito de Pazarckik, em Kahramanmaras. Tanto Ayşe como os irmãos e pais ficaram presos nos escombros após o terremoto de magnitude 7,8 na Turquia e Síria. Segundo o Daily Mail, a família de Ayşe foi resgatada de forma rápida, porém, ela ficou presa por mais de 7 horas pela quantidade de escombro que caiu nela.
O momento que tentavam retirar a garota de 5 anos foi gravado e é possível ver a garota chorando de forma silenciosa. No entanto, quando o pai começa a falar com ela, a garota se mostra forte e diz: “Estou bem, eu estou bem, pai”.
Felizmente, Ayşe foi tirada para fora do prédio e no momento, agarrou a mãe do pai. Ela foi colocada na maca e levada para o hospital. Um dos socorristas do terremoto falou com o jornal Barsada Bugun e contou sobre como foi o resgate desta família. Ele disse que ‘rasparam’ a mãe, o pai e os filhos com as próprias ‘unhas’.
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Sabrina Sato e Duda Nagle vão comemorar Natal juntos após pedido da filha: "Ela chorou"
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"