Carnaval: blocos infantis online para fazer a família curtir a folia dentro de casa

O espírito carnavalesco não permitiu que fevereiro de 2021 passasse em branco – mesmo durante a pandemia. Agora é possível aproveitar com segurança

Resumo da Notícia

  • O Carnaval em 2021 foi cancelado em muitos estados do país;
  • No entanto, o espírito carnavalesco não permitiu que fevereiro passasse em branco - mesmo durante a pandemia;
  • Pensando nisso, a Pais&Filhos selecionou blocos infantis online para que seus filhos coloquem as fantasias para jogo.

O Carnaval em 2021 foi cancelado em muitos estados do país. No entanto, o espírito carnavalesco não permitiu que fevereiro passasse em branco – mesmo durante a pandemia. Alguns grupos decidiram tornar as festas online a fim de suavizar o peso de uma quarentena para as crianças.  Pensando nisso, a Pais&Filhos selecionou blocos infantis para que seus filhos coloquem as fantasias para jogo.

-Publicidade-

É fato: para colocar tamanha folia em um ambiente virtual, foi preciso se reinventar. Os organizadores dos carnavais precisavam de tanto empenho para fazer a festa online – quanto para a presencial. Oficinas, bailes, trio elétrico e apresentações prometem preencher a agenda da família toda durante a segunda semana de fevereiro. E o melhor de tudo isso? Você e seus filhos matam a saudade do Carnaval e ainda assim, continuam em segurança. Veja a programação:

Bloco do neném

Blocos de carnaval (Foto: Freepick)

Data e horário: 11/02/2021 a partir das 17h

-Publicidade-

LIVE: Site do Circuito Cultural Pernambuco 

Em formato digital, o  Circuito Cepe de Cultura será realizado na próxima semana, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, reunindo ícones e nomes de peso da folia pernambucana. Nos três dias do evento, shows musicais, mostra de filmes, oficinas de criação de fantasias e adereços, apresentações de blocos e bate-papos reunirão mestres do Carnaval em seus mais diversos ritmos e multiplicidade artística – e em todos os dias as atrações infantis prometem fazer a alegria das crianças em casa.

Contudo, é no dia 11 que a ideia de carnaval de rua aparece nas telas com o Bloco do Neném, que busca mostrar aos pequenos que alegria, música e amor à cultura vem de berço.  A folia online e gratuita será realizada pela cantora e compositora Mariane Bigio, artista pernambucana que tem se especializado na música para a primeira infância, com canções autorais, clássicos de Carnaval e paródias sobre a rotina dos bebês.

Zoobloco 

Zoobloco (Foto: Reprodução/ Facebook)

Data e horário: 12/02/2021 a partir das 17h30

LIVE: Facebook do Shopping Metropolitano Barra

O ZooBloco faz uma festa transmitida diretamente do terraço do Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro em pleno pôr do sol, para que crianças e adultos possam dançar. Confetes, serpentinas e fantasias estão liberados para curtir. Lembrando que o tema desse bloco se refere aos animais.

O Zoobloco nasceu no Carnaval de rua carioca, trazendo letras repaginadas e arranjos originais em ritmo de marchinha. Músicas como “Boi da Cara Preta”, “Caranguejo não é peixe” e também alguns sucessos da MPB como “Cada macaco no seu galho” e “Mosca na sopa” fazem parte do repertório que vai embalar o carnaval. E o melhor de tudo? Desta vez, o mundo todo pode entrar na folia!

Berço elétrico 

Berço elétrico (Foto: Divulgação)

Data e horário: 13/02/2021 a partir das 14h

LIVE: YouTube do Berço Elétrico

A live do Berço Elétrico promete um trio elétrico tocando ao vivo as marchinhas tradicionais, axé music, os hits infantis dos anos 80 e 90, para a família pular o Carnaval online em casa com segurança. E para animar ainda mais a festa caseira, o Berço também providenciou moldes de máscaras e sugestões de adereço para download no site do bloco, para que todos possam confeccionar suas próprias fantasias. Tanto os adereços quanto a participação na live serão gratuitos.

Normalmente, quando o bloco vai às ruas, a organização costuma vender abadás a fim de arrecadar lucros para entidades assistenciais. No entanto, este ano,  os participantes poderão fazer doações no site do Berço Elétrico (www.bercoeletrico.com.br), que serão destinadas à Lalec – Lar Amor, Luz e Esperança da Criança, que acolhe jovens e menores em situação de vulnerabilidade em São Paulo.

De acordo com o fundador do bloco, Diogo Rios, o momento é propício para reinventar: “A proposta da animação e da live é preencher o vazio que o isolamento imposto pela pandemia deixou”, explica. “Nos adaptamos para entregar de forma lúdica e divertida a melhor experiência para as crianças e os papais, passando informação e alegria”, afirma.

Carnaval dos Gatos Multicores 

Baile Gatos Multicores (Foto: Divulgação)

Data e horário: 13 e 14/02/2021 a partir das 15h

LIVE: Canal dos Gatos Multicores  

Esse baile de carnaval infantil é uma realização do grupo infantil baiano Gatos Multicores. Com as comemorações presenciais canceladas, o baile aproveita os dois dias de festa para promover a folia em casa. O baile virtual será transmitido no canal da banda com a ideia de divertir as crianças durante esse período de isolamento social.

A performance contará com a participação do personagem principal do grupo: o gato azul. Conhecido por Tatá, além de cantar, a atração realiza brincadeiras durante a transmissão. O repertório da banda é composto por cantigas de roda e músicas de antigos carnavais, incluindo marchinhas.

A tradição dos blocos de rua infantis

Colocar um bloco na rua exige muito tempo e dedicação dos organizadores. “Envolve muita coisa, desde realização de oficinas de percussão, adereços e fantasias, musicalidade para elaboração da marcha-enredo do tema anual e construção dos bonecões-tema. Mas acima de tudo, um grande prazer de estar com todos e todas brincando o carnaval e festejando a literatura infantil com todas as suas maravilhosas histórias”, explica Vera Alves, fundadora do Bloco das Emílias e Viscondes, que existe em São Paulo há mais de 15 anos.

Agenda de blocos (Foto: Bloco das Emílias e Viscondes)

“Nosso maior desejo é propiciar um encontro festivo das crianças e adolescentes  com a literatura e assim contribuir na formação de  novos leitores.  Os objetivos deste trabalho são promover o encontro  das crianças com o universo da Literatura Infantil, resgatar uma tradição apoiada em festejos de rua, celebrar a literatura infantil e as marchinhas carnavalescas, tendo as crianças como protagonistas”, conta Vera.

No Bloco das Emílias e Viscondes, as crianças participam do desenvolvimento da folia desde o começo. “O Projeto do Bloco se inicia com mediação de leitura, trazendo  personagem e seu autor para o centro da conversa. Para o próximo carnaval nossa homenageada é a bruxinha, personagem criada pela escritora Eva Furnari. A obra desta escritora será apresentada às crianças. Uma marchinha em homenagem à personagem  será criada, assim como seu boneco. Depois, acontecem  oficinas de percussão para compor a bateria e um grupo de  cantores  infantojuvenis para a saída do bloco. A proposta consiste em oficinas onde os participantes escolham e toquem com intimidade um dos instrumentos: caixa, agogô, surdo, tamborim, repinique e xequerê, além de aprenderem a cantar todas as canções elaboradas especialmente para o bloco ao longo desses quinze anos. Também fazemos oficina de fantasias, onde as crianças escolhem seus personagens e constroem seus adereço e fantasias. Todas as oficinas são gratuitas e não há pré-requisitos para a participação”, explica Vera.

Para além da folia e da diversão, os blocos de rua infantis ajudam na criação de vínculo entre pais e filhos. “Muitas crianças vieram participar do bloco no colo de seus pais, gostaram, voltaram nos anos seguintes e chegaram a tocar na bateria. Uma adolescente, amiga do bloco, na primeira vez que veio estava no sling, no colo da mãe, quando ainda era era bebê. Ela se apaixonou pelos bonecos e hoje ela carrega a Emilia com muita elegância, energia e alegria”, finaliza a fundadora.

-Publicidade-