Especiais / Seminário

“A emoção de ter doze filhos é indescritível”, diz Mariana Arasaki no 15° Seminário Internacional Pais&Filhos

Mariana conta sobre planos para ter mais filhos - Divulgação
Divulgação

Publicado em 28/06/2023, às 15h13 - Atualizado em 05/07/2023, às 07h49 por Victoria Raissa, filha de Ângela e Clóvis


O 15° Seminário Internacional Pais&Filhos está sendo superespecial! Convidados incríveis já passaram pelas palestras e bate-papos. Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, filha de Branca Helena e Igor, já recebeu Marcos Piangers, Alexandra Loras, Marcela Mc Gowan, Erica Mantelli e Dr. Igor Padovesi entre os convidados e palestrantes, diretamente da Unibes Cultural.

Dessa vez, Mariana Arasaki que é mãe de dez filhos e está grávida de gêmeas, contou durante o bate-papo como vive ‘um capítulo de cada vez’ em seu outro “Felizes para sempre” conciliando os cuidados dos filhos e da gestação junto ao marido, Carlos Arasaki.

Andressa Simonini iniciou a conversa perguntando sobre o que todo mundo queria saber, vem aí mais bebês? E sim! Mariana afirma que ela e o marido pretendem ter mais filhos. Mariana ainda afirma que a saúde mental é fundamental para conciliar a grande família, até mais que o financeiro. “Pais felizes. filhos felizes”, pontua a mãe de 12 filhos.

Mariana Arasaki bate papo com Andressa Simonini
Mariana conta sobre planos para ter mais filhos (Foto:Divulgação)

Ela ainda esclareceu  algumas dúvidas dos participantes sobre como é a rede de apoio para a criação das crianças.“Ela não é só essencial, como fundamental. Eu conto muito com o apoio da minha mãe. Até mesmo quando vou sair com as minhas amigas, ele se desdobra pra me ajudar, e tenho as minhas babás também”, disse Mariana Arasaki.

O jeito como a família se organiza financeiramente também foi uma das duvidas da plateia e a mãe explicou: “A gente se mata de trabalhar(risos). Eu tenho minha rede social onde compartilho minha vida com as crianças, meu marido é empresário. Quando você é mãe, você dá um jeito”.

“Eu sempre sonhei em ser mãe, eu queria uns quatros (aos risos), mas a maneira como eu olho para minha maternidade faz tudo diferente. Meus filhos são minha maior alegria. Os meus filhos com o Carlos são a multiplicação do nosso amor”, conta Mariana sobre a relação com a maternidade.

Mariana Arasaki 15ºSeminário
Mãe de doze fala sobre a vida em uma família grande (Foto: Divulgação)

Carlos também participou do bate-papo e compartilhou sua experiência como pai de 12. “Eu não sabia se iria ser pai. Eu sou filho único, mas lógico, quando a gente começou a se conhecer a Mariana me perguntou quantos filhos eu queria ter, e ela disse que queria pelo menos quatro. A gente só não achou que iam ser tantos e tão rápido”, brincou o pai.

Mariana comenta também sobre como foi seu primeiro contato com a maternidade, que mesmo sendo desafiadora, foi de muito aprendizado. “Minha primeira filha foi o momento mais desafiador, nasce a criança, nasce a mãe. Eu aprendi tudo com ela, eu aprendi e errei bastante também”, disse ela.

Carlos Arasaki, o pai de doze, também participou do bate-papo (Foto:Divulgação)

Mariana ainda conta que as crianças também são uma rede de apoio importante, os irmãos mais novos ajudam nos cuidados com os mais novos. Carlos, o pai, concorda que os filhos já têm esse cuidado uns com os outros.

“As crianças ficam maduras mais rápido. Eu incluo meus filhos na relação com o bebê que nasceu após eles. Eu me lembro quando minha terceira filha pegou os gêmeos no colo e ela se emocionou”

Andressa ainda complementa o bate-papo comentando sobre a importância dessa adaptação da família com o novo membro. “Não é criar reizinhos, mas sim, criar seres humanos que são capazes de olhar para o próximo”, completa Mariana.

Andressa, Mariana e Carlos Arasaki conversam sobre a vida da família (Foto:Divulgação)

Ainda durante o bate-papo, uma das participantes questionou Marina sobre a emoção de ter 12 filhos: “Ter filhos é a melhor coisa do mundo. A emoção de ter doze filhos é indescritível”. Carlos também complementa: “Começa a virar realmente um time, tanto quanto está harmônico ou não tão harmônico, existe um amor entre eles”

Um outro participante ainda brincou sobre como fazem para não esquecer o nome dos filhos e o pai respondeu de forma divertida. “A gente não é capaz, a gente está nesse objetivo de vida”, diz Carlos.

Entre muitas trocas de experiências com os participantes do 15º Seminário Internacional Pais&Filhos, Mariana também compartilhou detalhe na rotina que ajuda a manter os dias mais calmos, como por exemplo estabelecer horários para o descanso das crianças, para que assim os pais consigam descansar também.

Programação 15° Seminário Internacional Pais&Filhos

  • 8h30 | Welcome coffee
  • 9h | Abertura
  • 9h30 | Palestra – Onde fica o pai nessa história? – Marcos Piangers
  • 10h30 | Palestra – Era uma vez… Uma mulher – Alexandra Loras
  • 11h40 | Bate-papo – Cuidados Maternos – Erica Mantelli
  • 12h20 | Almoço
  • 13h20 | Palestra – Sexo também faz parte da história – Marcela Mc Gowan
  • 14h30 | Bate-papo – Gravidez (des)romantizada – Dr. Igor Padovesi
  • 15h | Palestra – Um mundo (não tão) ideal – Renato Noguera
  • 16h | Coffee break
  • 16h20 | Bate-papo – Um capítulo de cada vez – Mariana Arasaki
  • 16h50 | Mesa-redonda – Um outro “felizes para sempre”
  • 19h | Encerramento

Um outro “felizes para sempre”: conheça o tema do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos

Quando aqueles dois riscos no teste de gravidez aparecem, um novo mundo é idealizado. É comum pensar no futuro e planejar cada passo que será tomado antes e depois da chegada daquele novo membro na família, e que por esse planejamento, tudo acontecerá da forma mais tranquila possível. A amamentação será fácil, os pais não precisarão de rede apoio antes de começar a trabalhar, as oito horas de sono por noite ainda estarão na rotina… Mas a gente precisa te contar uma coisa: ter filho significa mudar todas as expectativas!

No momento em que aquele bebê chega, nasce uma mãe, nasce um pai, nasce uma rede de apoio. Tudo mudou, e você não será mais a mesma pessoa de antes. Junto da grande alegria de ter o filho nos braços, também vem o cansaço, a culpa, a sobrecarga… E todo aquele mundo perfeito vai por água abaixo. Melhor do que buscar uma realidade igual dos contos de fada, é buscar a sua própria felicidade na realidade em que você vive. Afinal, todos estão vivendo essa experiência pela primeira vez (mesmo que já seja o segundo, terceiro, quarto filho, porque nenhuma criança é igual a outra) e bebês não vem acompanhados de um manual de instruções até a vida adulta.

Entender a própria realidade é o primeiro passo para buscar o seu “felizes para sempre” (Foto: Getty Images)

Saber criar a sua própria história é o essencial. Esqueça aquela perfeição dos contos de fadas! O tema do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos é Um outro “felizes para sempre”. É buscar a sua felicidade nesse novo mundo, o mundo da parentalidade! Ser mãe e pai é uma escolha que vem acompanhada de diversas opções de “viveram felizes para sempre”. Lembre-se: só criam filhos felizes pais e mães felizes.


Leia também

Foto: Reprodução

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Mãe de Alexandre Nardoni morre - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Foto: Arquivo Pessoal

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Wanessa Camargo surpreende filho com presente inusitado - Reprodução/Instagram @wanessa

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha