réveillon ✨

4 brincadeiras para comemorar o Ano Novo com muita diversão em família

Bora comemorar o Ano Novo com muita diversão em família?! - Pexels
Pexels

Publicado em 28/12/2022, às 18h29 - Atualizado às 18h27 por Giovanna Machado,


O fim do ano está chegando e a virada costuma vir com festa, famíliareunida e muita alegria. Sem dúvidas esse evento é um prato cheio de diversão para todos, mas às vezes os eventos podem ficar um pouco monótonos para as crianças.

Família posando para foto
Uma ótima brincadeira para entreter crianças e adultos (Foto: Stook)

Se você não tiver certeza do que fazer com a turma na véspera de Ano Novo e não sabe como trazer um ambiente de interação e afetividade, aqui vão algumas dicas de brincadeiras super divertidas para tornar o momento em família mais atrativo para todas as idades. Confira!

  • Mural da Gratidão

Com a chegada do ano novo, existe a possibilidade de explorar novas oportunidades e agradecer tudo que aconteceu de bom no último ano. Por isso, aproveite o momento para fazer um “Mural da Gratidão”. O hábito de agradecerpor algo ou por um momento, faz com que as pessoas possam identificar e valorizar aspectos positivos da vida.

Parede de papel
Uma ideia interessante é colocar post-it com os recados no mural para deixar tudo mais colorido (Foto:Freepik)

Como fazer:

Providencie uma “base” que você possa usar para colar os papéis com as mensagens, como quadros de cortiça, ou até mesmo um pedaço de papelão – o que importa é a mensagem que deve ser passada.

Papel e lápis para escrever as mensagens é o bastante para que a família toda possa escrever (ou desenhar) os recados de agradecimentos pelo ano que está acabando. Depois, basta colocar o bilhete grudado no mural. Caso queira incrementar a dinâmica, peça para quem quiser compartilhar em voz alta o motivo de gratidão que colocou no bilhete.

Isso faz, de maneira simples, que todos possam refletir sobre o ano que se encerra e também ensina a importância de apreciar pequenas e grandes coisas da vida!

  • Balões motivacionais

Que tal encher balões com mensagens motivacionais escondidas e pedir para que as crianças encontrem e descubram o que está escrito juntas?

Basta imprimir e recortar diversas frases motivacionais para o ano que vem, colocar o recado dentro de cada balão e espalhá-los pelo chão. A dinâmica contará com toda a família pegando um balão de cada vez e o estourando-o para ler, em voz alta, a mensagem motivacional.

Ano novo
Isso com certeza vai entreter adultos e crianças da festa, criando um momento de união entre todos! (Foto: Pexels)
  • Mímica

Trabalhar a imaginação e o corpo ao mesmo tempo é tudo de bom, né? Por isso, a mímica é um ótimo jogo para reunir a família toda e dar boas risadas! Para realizar a brincadeira basta que as se dividam em times ou então, se for um grupo pequeno, joguem individualmente.

Os desafios devem ser escritos em pedaços de papel ou em cartões, podendo ser nomes de filmes, pessoas famosas, desenhos animados, animais, ou títulos de músicas. Tudo isso, é claro, fica de acordo com o que a família decidir.

Mimica
A diversão está em descobrir através dos gestos qual é o título. A dinâmica se torna uma ótima opção para soltar os convidados e ainda render boas memórias (Foto: Pexels)

Em cada rodada será realizado um sorteio e com os papéis entre um participante de cada time, o qual não poderá revelar o que está escrito para o restante do grupo.

  • Caça ao tesouro

O “caça ao tesouro” é um tipo de jogo em que os participantes devem resolver os enigmas das pistas para encontrar a sua recompensa. Cada mistério revelado indica o lugar em que o próximo está escondido até chegar no grande prêmio. Falando assim, dá até vontade de brincar, né?

Família comemorando o ano novo
Uma ótima brincadeira para entreter crianças e adultos (Foto: Stook)

Além de divertido, também é muito fácil de fazer! Quem escondeu os tesouros deve elaborar pistas. Exemplo de algumas que podem ser elaboradas:

  • Perguntas sobre personagens;
    -Charadas;
    -Corrida do saco;
    -Fazer um desenho:
    -Montar quebra-cabeça;
    -Dançar uma música;
    -Imitar um animal;
    -Brincar de morto-vivo ou estátua.

É interessante criar uma história para ser lida antes do início da brincadeira. Por isso, nesse caso, como é Ano Novo, a narrativa pode ser baseada na ideia de que o tesouro escondido deve ser encontrado para salvar última noite do ano. Isso faz com que tudo fique mais interessante e que família toda faça parte da brincadeira!

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?


Leia também

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Pete escreveu livro sobre a história da família - Reprodução/ Daily Mail

Bebês

Casal que adotou bebê abandonado no metrô mostra como está o filho depois de 20 anos

Isis Valverde completa 37 anos de vida e fala sobre sentimento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Marcus Buaiz comemora aniversário de Isis Valverde com foto de todos os filhos juntos

Filha de Flávia Alessandra está grávida? - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Flávia Alessandra surpreende em foto de aniversário: "Tá grávida?"

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!